Bom, depois de eras sem postar nesse querido blog, finalmente estou de volta. E voltei justamente na nossa época mais querida do ano, temporada das premiações. E como não poderia deixar de ser, esse blog que já faz parte da vida dos cinéfilos brasileiros têm seu próprio prêmio. O famoso Prêmio Diário dos Cinéfilos (PDC) está agora em seu segundo ano e com a presença dos mesmos envolvidos na versão passada. Esse prêmio visa demonstrar aos seus leitores o que de melhor teve no cinema no ano de 2007, na visão dos escritores desse blog. São levados em conta filmes que chegaram por aqui de 01 de Janeiro a 31 de Dezembro, estivessem eles no cinema, ou sido lançados diretamente em DVD. Esse é um prêmio sério, pois mostra realmente o gosto de cada um de nós, e ao mesmo tempo despojado ao criar algumas categorias um tanto quanto interessantes. Então sem mais delongas, vamos lá ao anúncio dos vencedores, juntos de outros quatro indicados, formando assim, os cinco melhores do ano na respectiva categoria.
Melhor Sonoplastia5º Homem-Aranha 3
4º A Bússola de Ouro
3º Piratas do Caribe: No Fim do Mundo
2º Transformers
E o PDC vai para:
1º 300
Cada som é sentido perfeitamente. Cada escudo que cai no chão treme seu assento. 300 você não só vê, mas ouve também. Tanto mixagem quanto edição de som só deixaram esse filme mais espetacular.
Melhor Direção de Arte
5º A Conquista da Honra
4º A Bússola de Ouro
3º 300
2º Piratas do Caribe: No Fim do Mundo
E o PDC vai para:
1º Harry Potter e A Ordem da Fênix
Em toda a franquia Harry Potter, a Direção de Arte é um dos trabalhos que mais ajuda para trazer a devida realidade a um mundo da Fantasia. Em A Ordem da Fênix não é diferente. O Escritório da Umbridge, O Ministério da Magia, a própria Hogwarts, tudo desenhado cuidadosamente para dar vida a um mundo imaginado nos livros.
Melhor Maquiagem
5º Harry Potter e A Ordem da Fênix
4º Hairspray
3º 300
2º Apocalypto
E o PDC vai para:
1º Piratas do Caribe: No Fim do Mundo
Assim como em Harry Potter, na franquia Piratas do Caribe, a Maquiagem é um dos trabalhos mais perfeitos. Ganhou o PDC passado e também tá levando este. A foto acima já diz tudo. Não seria possível ter criado esse mundo dos Piratas sem o excelente trabalho de Maquiagem em todos os três filmes.
Melhor Canção
5º "That's How You Know" - Encantada
4º "Patience" - Dreamgirls
3º " Run and Tell That" - Hairspray
2º " Lyra" - A Bússola de Ouro
E o PDC vai para:
1º "You Can't Stop The Beat" - Hairspray
A música contagiante toca na sequência final do filme, reune todo o elenco e cada um deles canta uma parte. É realmente uma festa em plena projeção. Tem um efeito viciante. Você escuta, escuta e não cansa. O próprio título já diz tudo; "Você não pode parar a batida".
Melhores Efeitos Visuais
5º Sunshine - Alerta Solar
4º A Bússola de Ouro
3º Homem-Aranha 3
2º Piratas do Caribe: No Fim do Mundo
E o PDC vai para:
1º Transformers
Depois que o próprio diretor da Industrial Light & Magic, empresa que produziu os efeitos do filme, fez uma declaração afirmando que Transformers tinha sido o filme mais trabalhoso já feito pela empresa, fica praticamente impossível que o prêmio não seja dele. Um dos melhores efeitos da última decada e que vai continuar nesse posto por muitos anos à frente.
Melhor Cena de Ação
5º Destruição da Base Militar - Transformers
4º Batalha dos Navios no Redemoinho - Piratas do Caribe: No Fim do Mundo
3º Batalha no Desfiladeiro - 300
2º Batalha no Ministério da Magia - Harry Potter e A Ordem da Fênix
E o PDC vai para:
1º Perseguição de Carros em Nova York - O Ultimato Bourne
A franquia Bourne veio para inovar nas cenas de perseguição de carros. Desde o primeiro filme até esse terceiro, nós vemos excelentes trabalho de direção e edição nas cenas. Afirmo sem exagero algum que a cena da perseguição de carros em O Ultimato Bourne é sem dúvida a melhor cena desse tipo na história do Cinema.
Melhor Vilão
5º Sean Bean como John Ryder - A Morte Pede Carona
4º Anthony Hopkins como Ted Crawford - Um Crime de Mestre
3º Helena B. Carter como Belatriz Lestrange - Harry Potter e A Ordem da Fênix
2º Judi Dench como Barbara Covett - Notas Sobre Um Escândalo
E o PDC vai para:
1º Imelda Staunton como Dolores Umbridge - Harry Potter e A Ordem da Fênix
A indicada ao oscar Imelda Staunton dá um show de interpretação com a malvada Dolores Umbridge. Seu ar debochado e suas risadinhas deixaram muita gente com raiva nos livros, imaginem vendo isso fisicamente. Essa categoria é "Melhor Vilão", mas esse "melhor" é em relação a atuação, por que vilão tem que ser é mau mesmo.
Final Mais Surpreendente
3º Mais Estranho Que a Ficção
2º O Ultimato Bourne
E o PDC vai para:
1º 1408
Quando todos acham que o filme já acabou e nada mais vai acontecer, vêm o final que ninguém espera. Original, interessante e muito bem pensado. Ao mesmo tempo afirma e destrói tudo que foi contado no decorrer do filme.
Mais Gostosa
5º Keira Knightley - Piratas do Caribe: No Fim do Mundo
4º Milla Jovovich - Resident Evil 3: A Extinção
3º Monica Bellucci - Mandando Bala
2º Amanda Bynes - Hairspray
E o PDC vai para:
1º Megan Fox - Transformers
Ahhh, Megan Fox. A máquina mais perfeita de Transformers. Não foi fabricada, foi esculpida. Uma mulher? Sim! Uma visão da perfeição? Com certeza!
Melhor Fotografia
5º Rodrigo Prieto - Babel
4º Slawomir Idziak - Harry Potter e A Ordem da Fênix
3º Dariusz Wolski - Piratas do Caribe: No Fim do Mundo
2º Tom Stern - Cartas de Iwo Jima
E o PDC vai para:
1º Harris Savides - Zodíaco
Pela foto acima percebe-se o excelente trabalho de fotografia de Harris Savides em Zodíaco. Durante o filme ele utiliza tons fortes e fracos para demarcar localidades específicas, também faz um excelente jogo de luz e sombra principalmente nas horas de mais suspense. Um trabalho de mestre que provavelmente ira aparecer no Oscar.
Melhor Edição
5º Stephen Rivkin - Piratas de Caribe: No Fim do Mundo
4º Daniel Rezende - Tropa de Elite
3º Christopher Rouse - O Ultimato Bourne
2º Douglas Crise e Stephen Mirrione - Babel
E o PDC vai para:
1º Angus Wall - Zodíaco
Mais um prêmio para o Zodíaco, e mais que merecido. A foto escolhida retrata exatamente um dos momentos mais fascinantes de edição; quando uma câmera aérea acompanha um táxi durante todo o seu percurso até o momento de estacionar. Um trabalho desafiante e que na tela vira perfeição. Durante todo o filme somos surpreendidos com tomadas de câmera dos lugares mais inusitados.
Melhor Trilha Sonora5º Tyler Bates - 300
4º Michael Giacchino - Ratatouille
3º Hans Zimmer - Piratas do Caribe: No Fim do Mundo
2º Alexandre Desplat - A Rainha
E o PDC vai para:
1º Nicholas Hooper - Harry Potter e A Ordem da Fênix
Que o Mestre John Williams é imbatível, isso todo mundo sabe. Em toda a franquia Harry Potter até agora, a melhor trilha feita foi a do terceiro filme, Prisioneiro de Azkaban, composta pelo John Williams, mas mesmo o John nas trilhas do primeiro e do segundo filme não conseguiu superar essa maravilha composta pelo Nicholas Hooper, que é sem dúvida a segunda melhor entre as 5 trilhas já compostas para a franquia. Dinâmica, empolgante e acima de tudo, viciante.
Pior Filme
5º Hannibal - A Origem do Mal
4º Jogos Mortais 4
3º Possuídos
2º Norbit
E o PDC vai para:
1º Motoqueiro Fantasma
Roteiro ruim, direção ruim, atuações ruins; tudo isso somado só poderia resultar no pior filme do ano. Um homem, que a noite vira um fantasma que anda em uma moto, têm que destruir quatro vilões, um feito de fogo, um de água, um de ar e um de terra. Precisa falar mais alguma coisa?!?!
Quem diria hein Nicolas Cage?
Melhor Elenco
5º Escritores da Liberdade
4º Mais Estranho Que a Ficção
3º Zodíaco
2º Hairspray
E o PDC vai para:
1º Babel
Uma japonesa muda, uma babá mexicana atravessando a fronteira, um casal americano de férias no Oriente Médio, cuja mulher é acidentalmente baleada, uma família Árabe cujos dois filhos tão sendo procurados por atirarem contra o ônibus onde vinha o casal americano. Com personagens assim, precisava-se de atores de cacife e foi justamente isso que Babel conseguiu. Um seleto grupo de atores que deu vida aos seus personagens da forma mais humana possível.
Melhor Ator Coadjuvante
5º James Marsden - Encantada
4º Robert Downey Jr. - Zodíaco
3º Djimon Hounsou - Diamante de Sangue
2º Brad Pitt - Babel
E o PDC vai para:
1º John Travolta - Hairspray
John Travolta deu um show de interpretação, ao encarnar uma mulher recata e gordinha. Durante a projeção, você simplesmente esquece que é o ator que está por baixo de todo aquele enchimento e espumas. O próprio elenco disse que ele encarnou o papel com perfeição.
Atriz Coadjuvante
5º Emma Thompson - Mais Estranho Que a Ficção
4º Cate Blanchett - Notas Sobre Um Escândalo
3º Imelda Staunton - Harry Potter e A Ordem da Fênix
2º Rinko Kikuchi - Babel
E o PDC vai para:
1º Adriana Barraza - Babel
Desde que eu assisti Babel, lá em Janeiro de 2007, deduzi que seria impossível que alguém tirasse esse prêmio da Adriana Barraza. Injustiça enorme a academia ter deixado de premiar ela e dar a estatueta para uma outra que apenas cantou em seu filme. A atuação dela em Babel desperta angústia, emoção e pena. Personagem muito bem composto contrastando momentos de alegria e tristeza na medida exata. Aqui no PDC ela têm a homenagem merecida.
Melhor Ator
5º Clive Owen - Mandando Bala
4º Ken Watanabe - Cartas de Iwo Jima
3º Will Smith - À Procura da Felicidade
2º Forest Whitaker - O Último Rei da Escócia
E o PDC vai para:
1º Wagner Moura - Tropa de Elite
Esse foi o ano do Wagner Moura. Sem dúvida a atuação mais consistente de 2007. O anti-Herói Capitão Nascimento foi o personagem mais comentado do ano e tudo isso devido à excelente performance do ator. Correm boatos de uma possível indicação ao Oscar no ano de 2009, já que nesse ano é impossível pois o filme ainda não estreou nos Estados Unidos.
Melhor Atriz
5º Nikki Blonsky - Hairspray
4º Amy Adams - Encantada
3º Hilary Swank - Escritores da Liberdade
2º Judi Dench - Notas Sobre Um Escândalo
E o PDC vai para:
1º Helen Mirren - A Rainha
Com certeza uma das melhores atuações dos últimos tempos e muito merecida com o prêmio da academia. Helen Mirren interpretou com Maestria o símbolo da Monarquia Inglesa. Excelente composição de personagem, mostrando uma mulher forte e que ao mesmo tempo pode ser frágil com as coisas mais simples da vida.
Melhor Animação
3º Os Simpsons - O Filme
2º Bee Movie - A História de Uma Abelha
E o PDC vai para:
1º Ratatouille
Com a exceção de Carros, todo ano em que a Disney em associação com Pixar lança uma animação, ela é imbatível. E com Ratatouille não foi diferente. Engraçado, original, com um roteiro muito bem elaborado, uma trilha excelente. O filme é tão legal e engraçado que deixou normal uma coisa que a princípio seria estranho. Um rato cozinheiro.
Melhor Roteiro Original
5º Baek Cheol-hyeon - O Hospedeiro
4º Alex Garland - Sunsine - Alerta Solar
3º Zach Helm - Mais Estranho Que a Ficção
2º Brad Bird - Ratatouille
E o PDC vai para:
1º Guillermo Ariaga - Babel
Quatro núcleos. Um casal americano no Oriente Médio, um japonesa muda em conflito consigo mesma, uma babá mexicana presa atravessando a fronteira pelo deserto, uma família árabe sendo perseguida pela polícia. Quatro histórias, quatro línguas, quatro territórios. Apesar da diferença, as histórias estão perfeitamente interligadas. Roteiro de uma originalidade tremenda. Impossível que o PDC não seja dele. Merece aplausos!!
Melhor Roteiro Adaptado
5º Richard Lagravenese - Escritores da Liberdade
4º Leslie Dixon - Hairspray
3º Braulio Mantovani - Tropa de Elite
2º Patrick Marber - Notas Sobre Um Escândalo
E o PDC vai para:
1º James Vanderbilt - Zodíaco
Roteiro bem amarrado. Muitos reclamaram pelo fato do filme ser muito longo, mas o roteiro é tão bem elaborado e adaptado, que em nenhum minuto deixa a peteca cair. O clima de suspense se mantém sempre, os diálogos são extremamente inteligentes, as reviravoltas muito bem escritas e acima de tudo a sensação de que estamos sempre perto da verdade. Excelente trabalho do James Vanderbilt.
E agora, as duas principais categorias da premiação. As mais esperadas pelos cinéfilos e as mais analisadas por quem escolhe.
Melhor Direção
5º Danny Boyle - Sunshine - Alerta Solar
4º José Padilha - Tropa de Elite
3º David Fincher - Zodíaco
2º Paul Greengrass - O Ultimato Bourne
E o PDC vai para:
1º Alejandro González Iñarritu - Babel
Depois de "21 Gramas" e "Amores Brutos" todos ficaram sabendo do que Iñarritu é capaz. Ele consegue pegar o roteiro mais complexo possível e transpô-lo para a tela de maneira impecável. Com a vitória mais acima em roteiro e agora em Direção, Babel se solidifica como um dos melhores filmes do ano. Mérito em grande parte do diretor. A sua capacidade de lidar igualmente com pessoas de culturas diferentes, enriqueceu ainda mais o filme.
Melhor Filme
5º Hairspray
4º Tropa de Elite
3º O Ultimato Bourne
2º Babel
E o principal PDC da premiação vai para:
1º Zodíaco
Chegamos ao último prêmio e junto com ele vêm o Melhor Filme do Ano. Zodíaco. Dirigido por David Fincher, o filme trata sobre um caso real. Conta a história de vários crimes ocorridos nos Estados Unidos nas décadas de 60 e 70 e que até hoje continuam sem solução. O assassino que se auto denomina Zodíaco entra em contato com a imprensa, enviando-lhes charadas a respeito de sua identidade, mas ninguém consegue ter nada além de vários suspeitos. Tendo vencidos duas importantes categorias: edição e roteiro adaptado, a prêmio principal já estava praticamente com ele. Depois de uma revisada no filme, ficou decidido. Esse é o Melhor Filme do Ano.
Então pessoal, assim termina a primeira etapa do PDC 2008, que premiou os melhores e o pior filme de 2007. Não percam dia 17 a divulgação do PDC do Rodrigo. Nos encontraremos durante todo o ano pelos posts do Blog e mais ou menos daqui a um ano, novamente para a divulgação de mais um Prêmio Diário dos Cinéfilos.
Um grande abraço a todos que nos acompanham e não se esqueçam. Comentem à vontade!!