25 janeiro, 2009

Oscar 2009 - Indicados


Uau, mais um ano de indicados chega e posso dizer que fiquei satisfeito com as indicações, e um pouco surpreso como algumas (todos os anos temos surpresas). A surpresa real desse ano foi a indicação inesperadíssima de O Leitor nas categorias de Filme e Direção, desbancando o filme Batman: O Cavaleiro das Trevas que estava quase garantido em Melhor Filme e diversos outros filmes como Wall-E, O Lutador e Dúvida. Aliás, até que esperava a não indicação de Christopher Nolan, para dar espaço à Darren Aronosfsky em direção, mas a não indicação em Melhor filme chega a ser um pouco incomum, principalmente para dar espaço ao filme O Leitor. Tudo bem, o filme é sobre o holocausto, um genêro muito apreciado pelos votadores do Oscar. Além disso, Stephen Daldry é o queridinho da Academia, pois todos seus filmes feitos (Billy Elliot, As Horas e agora, O Leitor) foram indicados a direção no Oscar, um feito realmente plausível. Mas o pior disso tudo é que o filme de Daldry foi inteiramente massacrado pela crítica e dizem que a única coisa boa do filme é a atuação de Kate Winslet. Outra surpresa da noite foi a troca de categorias de Kate, que estava eleita para melhor Atriz coadjuvante e foi indicada a Melhor atriz principal pelo filme O Leitor, algo que me parece justo. Parece que o estúdio de O Leitor resolveu fazer isso para que não ocorre um conflito com a performance de Winslet em Foi Apenas um Sonho. O Curioso Caso de Benjamin Button foi o grande indicado, 13 indicações no total, seguido de perto de Quem Quer Ser um Milionário? com 10. Milk e Batman: O Cavaleiro das Trevas fecham a lista com 8 indicações cada. Em geral, o Oscar me parece bem divido, 4 dos filmes já estavam garantidos e apenas o Batman foi para o saco. Abaixo segue as indicações desse Oscar, com comentários e acertos da equipe.


Mãe, estou com 13 indicações!

Melhor Filme

Frost/Nixon
O Curioso Caso de Benjamin Button
O Leitor
Milk - A Voz da Igualdade
Quem quer ser um Milionário?

Acertos do Leonardo: 4/5 - 80%
Acertos do Rodrigo: 4/5 - 80%

Realmente, a categoria já tinha 4 filmes como fechados, a única dúvida para mim seria referente à Batman: O Cavaleuro das Trevas, que foi destronado na última hora. Minha torcida está apontando diretamente para O Curioso Caso de Benjamin Button.

Melhor Direção

Danny Boyle - Quem quer ser um Milionário?
Stephen Daldry - O Leitor
David Fincher - O Curioso Caso de Benjamin Button
Ron Howard - Frost/Nixon
Gus Van Sant - Milk - A Voz da Igualdade

Acertos do Leonardo: 4/5 - 80%
Acertos do Rodrigo: 3/5 - 60%


A minha certeza pela indicação de Darren fez com que eu perdesse um indicado, que soa até um pouco estranha. Tive a oportunidade de ver o filme O Lutador e a direção do filme é tão soberba que realmente foi a esnobada do ano.

Melhor Roteiro Original

Dustin Lance Black - Milk - A Voz da Igualdade
Andrew Stanton, Jim Reardon e Pete Docter - Wall-E
Martin McDonagh - Na Mira do Chefe
Mike Leigh - Simplesmente Feliz
Courtney Hunt - Rio Congelado

Acertos do Leonardo: 3/5 - 60%
Acertos do Rodrigo: 2/5 - 40%

Vicky Cristina Barcelona não iria ser indicado, disso eu imaginava, não gostei do roteiro do filme a esse ponto. Mas ver Na Mira do Chefe e Rio Congelado aqui foi a maior surpresa do Oscar. Dois filmes simples e independentes apareceram por aqui e fez com que a quantidade de acertos nessa categoria diminuísse para todos. Alíás, Na Mira do Chefe foi indicado ao PDC de Melhor roteiro Original.

Melhor Roteiro Adaptado

Eric Roth e Robert Swicord - Curioso Caso de Benjamin Button
John Patrick Shanley -Dúvida
Peter Morgan - Frost/Nixon
David Hare - O Leitor
Simon Beaufoy -Quem Quer Ser um Milionário?

Acertos do Leonardo: 5/5 - 100%
Acertos do Rodrigo: 5/5 - 100%

Digamos que aqui compensou o anterior, não havia dúvidas sobre 4 desses indicados. As únicas ameaças eram Foi Apenas um Sonho e Batman- O Cavaleiro das Trevas. Mas com a esnobada em ambos e o prestígio de O Leitor, nada mais óbvio do que vê-lo aqui também.

Melhor Ator

Richard Jenkins - The Visitor
Frank Langella - Frost/Nixon
Sean Penn - Milk - A Voz da Igualdade
Brad Pitt - O Curioso Caso de Benjamin Button
Mickey Rourke - O Lutador

Acertos do Leonardo: 4/5 - 80%
Acertos do Rodrigo: 4/5 - 80%

Clint Eastwood parecia estar garantido no Oscar por sua performance em Gran Torino, tanto por ser o queridinho da Academia, quanto por parecer apresentar uma boa atuação. Aliás, dizem que seria sua última atuação, mas acredito que não. Apenas conferi a atuação de Pitt e de Rourke e digo que torço por Rourke e estranho a indicação de Pitt. Isso por que a atuação dele como "velho" é boa, mas quando ele tem sua idade normal no filme, ele soa tão simplista. Uma atuação boa sim, mas não espetacular.

Melhor Atriz

Anne Hathaway - O Casamento de Rachel
Angelina Jolie - A Troca
Melissa Leo - Rio Congelado
Meryl Streep - Dúvida
Kate Winslet - O Leitor

Acertos do Leonardo: 3/5 - 60%
Acertos do Rodrigo: 3/5 - 60%


Enquanto uns diziam que Angelina Jolie não seria indicada para dar lugar para Melissa Leo. Na verdade, foram indicada as duas e deixaram Sally Hawkins de fora. Além disso elevaram a atuação de Winslet em O Leitor para melhor atuação principal e não coadjuvante, justo. Uma boa seleção, e se Angelina Jolie não fosse indicada, seria muito estranho, sua atuação é soberba.

Melhor Atriz Coadjuvante

Amy Adams - Dúvida
Penelope Cruz - Vicky Cristina Barcelona
Viola Davis - Dúvida
Taraji P. Henson - O Curioso Caso de Benjamin Button
Marisa Tomei - O Lutador

Acertos do Leonardo: 4/5 - 80%
Acertos do Rodrigo: 4/5 - 80%



Essa categoria era barbada, com a ausência de Winslet aqui, os espaços ficaram liberadíssimos para Amy Adams conseguir outra indicação ao Oscar. Aliás, ainda bem que Marisa Tomei foi indicada, já que sua indicação em O Lutador está muito boa. Sem problemas para uma provável vitória de Penelope Cruz.


Melhor Ator Coadjuvante

Robert Downey Jr. - Trovão Tropical
Philip Seymour Hoffman - Dúvida
Heath Ledger - Batman - O Cavaleiro das Trevas
Josh Brolin - Milk - A Voz da Igualdade
Michael Shannon - Foi Apenas um Sonho

Acertos do Leonardo: 4/5 - 80%
Acertos do Rodrigo: 4/5 - 80%

Outra categoria bastance concreta. As indicações de Downey Jr., Hoffman, Ledger e Brolin estavam garantidissímas. E ninguém tem dúvida sobre a vitória de Heath Ledger. Ainda bem que Dev Patel não foi indicado, já que sua atuação não é tão fenomenal ao ponto de entrar no Oscar, e aliás, seu papel é como Ator e não como Ator coadjuvante. Michael Shannon foi indicado com apenas 10 minutos de aparição no filme, assim como Viola Davis foi em atriz coadjuvante.

Melhor Filme Estrangeiro

Valsa com Bashir
The Baader-Meinhof Complex
Entre Les Murs
Departures
Revanche

Acertos do Leonardo: 3/5 - 60%
Acertos do Rodrigo: 3/5 - 60%


Nada a comentar, pois não vi nenhum dos filmes. Só Gomorra que deveria estar entre esses, mas sempre temos algo para discutir sobre essa categoria no Oscar.

Melhor Filme de Animação

Kung Fu Panda
Wall-E
Bolt - Supercão

Acertos do Leonardo: 2/3 - 66,66%
Acertos do Rodrigo: 2/3 - 66,66%

Era tão óbvio que o Oscar não indicaria o mesmo filme em duas categorias de Melhor filme. Melhor filme estrangeiro e melhor animação? Vamos por Bolt, que ninguém reclama.

Melhor Documentário

The Betrayal
Encounters at the End of the World,
The Garden
Man on Wire
Trouble the Water

Acertos do Leonardo: 4/5 - 80%
Acertos do Rodrigo: 3/5 - 60%


Nada a comentar, exceto que Man on Wire provavelmente sairá com a estatueta na mão.

Melhor Fotografia

Tom Stern -A Troca
Claudio Miranda - O Curioso Caso de Benjamin Button
Wally Pfister - Batman - O Cavaleiro das Trevas
Chris Menges e Roger Deakins - O Leitor
Anthony Dod Mantle - Quem quer ser um Milionário?

Acertos do Leonardo: 4/5 - 80%
Acertos do Rodrigo: 4/5
- 80%

Lembro que logo que vi o trailer de A Troca, senti que sua fotografia era primorosa. Nas primeiras previsões do Oscar, em Setembro e Outubro eu cheguei a inclui-la. Mas depois, era imaginado que Roger Deakins seria indicado duplamente, de novo. Mas ainda bem que Stern teve seu primeiro reconhecimento, ele realmente merece. Minha torcida fica com Claudio Miranda, que fez um trabalho primoroso em Benjamin Button.

Melhor Direção de Arte

O Curioso Caso de Benjamin Button
A Troca
Foi Apenas um Sonho
Batman - O Cavaleiro das Trevas
A Duquesa

Acertos do Leonardo: 3/5 - 60%
Acertos do Rodrigo: 4/5 - 80%


Uma seleção extremamente boa, com destaque nos quatro primeiros que já eram dados como certos. A Duquesa apareceu de surpresa, mas ainda assim sua presença é justificavel. Minha torcida continua com Benjamin Button.

Melhor Figurino

Austrália
O Curioso Caso de Benjamin Button
A Duquesa
Milk - A Voz da Igualdade
Foi Apenas um Sonho

Acertos do Leonardo: 4/5 - 80%
Acertos do Rodrigo: 4/5 - 80%

A presença surpreendente de Milk aqui fez todos errarem um filme em suas apostas. Eu esperava que A Troca iria emplacar aqui também, mas não foi bem assim. O restante dos indicados eram esperados.

Melhor Montagem

O Curioso Caso de Benjamin Button
Batman - O Cavaleiro das Trevas
Frost/Nixon
Milk - A Voz da Igualdade
Quem quer ser um Milionário?

Acertos do Leonardo: 4/5 - 80%
Acertos do Rodrigo: 5/5 - 100%


Nada a informar, apenas que a lista está indica que as melhores edições correspondem quase que perfeitamente nos melhores filmes. Nessa categoria, ninguém tira o prêmio de Quem quer ser um Milionário?.

Melhor Maquiagem

O Curioso Caso de Benjamin Button
Batman - O Cavaleiro das Trevas
Hellboy 2

Acertos do Leonardo: 2/3 - 66,66%
Acertos do Rodrigo: 2/3 - 66,66%


Uma categoria com 3 maquiagens onde o forte era o envelhecimento estavam sendo apostados pela maioria (Sinédoque, Nova York e O Leitor). Mas eu já achava que a maquiagem de envelhecer de Benjamin Button e os monstros criados por Del Toro deveriam ser indicados. Além disso, Batman aparece aqui com uma das maquiagens mais simples dos últimos anos, mas muito eficaz. Pelo que lembro, a única maquiagem do filme é a do Coringa e de alguns ferimentos que são sempre muito bem feitos.

Melhores Efeitos Visuais

O Curioso Caso de Benjamin Button
Batman - O Cavaleiro das Trevas
Homem de Ferro

Acertos do Leonardo: 3/3 - 100%
Acertos do Rodrigo: 2/3 - 66,66%

Batman prova seu poder nas categorias técnicas e aparece (com um pouco de surpresa) aqui também. Homem de Ferro e Benjamin Button já eram dados como certos.

Melhor Edição de Som

Batman - O Cavaleiro das Trevas
Wall-E
Homem de Ferro
Quem quer ser um Milionário?
O Procurado

Acertos do Leonardo: 3/5 - 60%
Acertos do Rodrigo: 3/5 - 60%

Quem quer ser um Milionário? seguiu a dica de Onde os Fracos não Têm Vez e foi indicado nas duas categorias de som, edição e mixagem. O Procurado renasceu das cinzas e foi indicado também, surpreendente.

Melhor Mixagem de Som

Batman - O Cavaleiro das Trevas
Wall-E
O Curioso Caso de Benjamin Button
Quem quer ser um Milionário?
O Procurado

Acertos do Leonardo: 4/5 - 80%
Acertos do Rodrigo: 4/5 - 80%


Outra categoria muito direcionada e só surpreende pela indicação de O Procurado, filme que completamente esquecemos de sua sonoplastia.

Melhor Trilha Sonora Original

Alexandre Desplat - O Curioso Caso de Benjamin Button
James Newton Howard - Um Ato de Liberdade
Danny Elfman - Milk - A Voz da Igualdade
A.R. Rahman - Quem quer ser um Milionário?
Thomas Newman - Wall-E

Acertos do Leonardo: 3/5 - 60%
Acertos do Rodrigo: 3/5 - 60%

Desplat, Elfman e Newman já estavam garantidos e foram os únicos que eu acertei. Sei que Quem quer ser um Milionário? já ganhou todos os prêmios de trilha possíveis, mas ainda assim acho que ele nem merecia ser indicado. As canções do filme são magníficas, e essas sim merecem, mas a trilha em si poderia dar o espaço para Hans Zimmer ou para o mestre John Williams que foi terrivelmente esnobado, aliás, Indiana Jones foi completamente esnobado. Uma das maiores surpresas foi a indicação de James Newton Howard (que também surpreendeu no ano passado com o Conduta de Risco).

Melhor Canção

"Down to Earth" - Wall-E
"Jai Ho" - Quem quer ser um Milionário?
"O Saya" - Quem quer ser um Milionário?

As músicas de Quem quer ser um Milionário? são realmente muito boas, mas por que essa categoria varia tanto de 3 para 5 indicados. A música do The Wrestler do filme O Lutador é simplesmente a música mais bela composta e merecia ao menos uma indicação, a indicação se tornaria ainda melhor se fosse no lugar da O Saya. Aliás, Quem quer ser um Milionário? dominou tudo e teve a canção dos créditos inicias e dos créditos finais indicadas.

Acertos do Leonardo: 2/3 - 66,66%
Acertos do Rodrigo: 2/3 - 66,66%


Porcentagem de acertos em geral:


Leonardo

"Big Eight": 31 /40 - 77,5%
Geral: 72/97 - 74,22%

Rodrigo

"Big Eight": 29 /40 - 72,5%
Geral: 70/97 - 72,16%


Postado por Rodrigo Mathias.