11 junho, 2008

De Volta à Ativa.

Bom pessoal, depois de um bom tempo parada, a dupla que integra este blog está de volta à ativa. As atividades rotineiras, como escola, trabalho, faculdade e cursos impedem que estejamos frequentemente aqui e de certa forma nos forçou à essa ausência. Apesar de durante esse tempo a nossa paixão pelo mundo do cinema ter definitivamente aumentado, nós não conseguiamos encontrar tempo para dar uma passada aqui e trocar uma idéia com vocês. Mas agora felizmente estamos de volta e inclusive com uma novidade: a divisão do blog em sessões.

Serão seis sessões no total. Confira abaixo o nome de todas e o que poderá ser encontrado em cada uma delas.

1 - "De Volta ao Passado"

Sessão dedicada exclusivamente ao filmes clássicos e mais antigos. Nela poderão ser encontradas diversas informações, tais como críticas, notícias (mesmo que antigas) e curiosidades sobre os filmes que fizeram história.

2 - "De Olho na Estatueta Dourada"

Nessa sessão mostraremos os filmes que estão despontando como fortes concorrentes ao prêmio máximo do cinema e a outros em geral. Os mais elogiados, os mais comentandos e inclusive os mais polêmicos.

3 - "Raio-x dos Cinéfilos"

Os filmes mais aguardados e mais comentados terão presença marcada aqui. Traremos várias informações sobre eles e faremos um resumo geral do que foi publicado até o dia da estréia.

4 - "Direto do Mundo Cinéfilo"

Aqui estarão as notícias que todos gostam de ler. Aquelas que nos fazem entrar nos sites de cinema agora estarão presentes aqui no blog. Se um filme vai ser adaptado, se um diretor foi contratado, espere que será divulgado aqui.

5 - "Rapidinhas de Hollywood"

Aqui estarão todas as notícias ligadas ao universo de Hollywood. Se aconteceu e deu o que falar, estará aqui nessa sessão. Esperem as notícias mais recentes e interessantes.

6 - "Crítica dos Cinéfilos"

Essa não poderia faltar, afinal é considerada o carro chefe de qualquer blog. Aqui você vai conferir as críticas dos principais lançamentos no cinema. Se um dos integrantes do blog viu, gostou ou até mesmo não gostou, essa opinião será compartilhada com vocês leitores.

Então é assim, com essa novidade no blog esperamos que ele fique bem mais interativo e informativo. Quando o leitor ver o nome da sessão já irá saber o que vai encontrar ali, assim ele vai direto ao ponto. Esperamos que todos tenham um ótimo momento acompanhando nosso blog, pois ele é feito para vocês por duas pessoas apaixonadas pelo que fazem.

E para começar já com conteúdo novo, vamos logo inaugurar uma das sessões...

Raio-x dos Cinéfilos

E o filme da vez é o super esperado "Fim dos Tempos".




Bom, como fã declarado de M. Night Shyamalan, é com uma enorme expectativa que espero cada novo projeto dele. Mesmo com toda especulação se aquele será o derradeiro projeto do diretor ou se será um retorno aos bons tempos, sempre prefiro crer na segunda opção e apesar de tudo, mesmo que não se concretize continuo mantendo minha fé nele.

Com "Fim dos Tempos" não foi nada diferente, afinal um filme que trata a respeito da "vingança" da natureza após anos de mau trato, realmente se não cair nas mãos de um bom diretor, pode se tornar um desastre, se me permitem o trocadilho. Mas é ai que mora a diferença, o diretor. Com seu estilo único de direção Shyamalan consegue tornar até a história mais improvável em um belo poema. E se for contar pelos trailers "Fim dos Tempos" é um definitivo retorno do diretor à sua boa forma e ao hall dos grandes diretores, inclusive com uma indicação ao Oscar.

Com sua marca registrada que é o suspense de tirar o fôlego, Shyamalan conta a história de uma família que está em fuga de um fenômeno inexplicável que ameaça destruir a raça humana. Tudo começa meio que do nada. Casos apavorantes de mortes misteriosas começam a se espalhar por todo os Estados Unidos. Os casos desafiam a razão e estudiosos de todo o país procuram entender sua origem. Seria um novo vírus mortal? Uma experiência mal sucedida? Um ataque alienígena. Dúvidas pairam pelo ar. Para um professor de Ciências, Eliot Moore (Mark Wahlberg), o mais importante antes de tudo é achar um jeito de escapar do fenômeno com sua mulher (Zooey Deschanel) e sua filha. Junto de um professor de Matemática, Jullian (o excelente John Leguizamo) a família tenta achar refúgio em uma fazenda da Pensilvânia, mas ao chegar lá descobrem que nenhum local está a salvo do terrível fenômeno. Somento quando Elliot começa a entender a verdadeira natureza do que os cerca e compreender a que se deve sua origem, ele percebe que ainda restam esperanças para si e sua família.




"Família em Fuga"


Percebe-se que esse é um dos projetos mais direcionados de Shyamalan já que o conflito gira em torno de três personagens fugindo de algo invisível. O filme promete ser um sucesso e prender a respiração porquê muitas vezes vimos filmes de catástrofes, mas quando não causadas por animais gigantes ou alienígenas são causados por fenômenos naturais diretos, como chuva e gelo, mas algo que seja natural, invísivel e inexplicável promete render o dobro de sustos por ser um material de certo modo novo no mercado cinematográfico.

Sobre a Produção:

Shyamalan disse em uma entrevista que a idéia do filme lhe surgiu em uma viagem de carro no interior de Nova Jersey. Enquanto dirigia por uma estrada onde as árvores se curvavam para cobrir a mesma, ele pensou, "O que aconteceria se, um dia, a natureza se voltasse contra nós?". Logo após, o filme, o roteiro e os personagens lhe surgiram bem definidos na mente.

A versão inicial do roteiro de Shyamalan já era bastante tensa, mas quando a Fox entrou no projeto sugeriu que o diretor aumentasse essa tensão e que atingisse patamares poucas vezes atingidos em termos de terror e suspense. Shyamalan confessa que ficou surpreso mas muito feliz, pois nunca um estúdio lhe abrira tanto assim as portas. E o estúdio ainda disse que ele não se preocupasse caso o filme pegasse uma censura R (Restricted), que nos Estados Unidos significa proibido para menores de 17 anos e aqui no Brasil, para menores de 18. Shyamalan e o produtor Barry Mendel afirmam que toda a essência do filme se baseia em algo que vai desde Os Pássaros de Alfred Hitchcock até as histórias atuais de Vampiros e Lobisomens, onde o mundo entra em uma nova era, mundo esse do qual talvez a raça humana não faça parte.

Shyamalan aumentou ainda mais o suspense em volta do seu filme por não falar claramente os motivos dos estranhos acontecimentos, sempre respondendo que se deve à relação homem/natureza. A expectativa também aumenta mais pois o filme se passa em 36 horas, o que segundo ele vai aumentar o grau de tensão, pois "Parece que estamos correndo junto com os personagens". O filme praticamente começa desde o primeiro sinal do estranho fenômeno e termina em um clímax segundo fontes, "Inigualável".

Projetando o Filme:

Shyamalan disse que para mostrar ainda mais a relação de dependência entre homem/natureza, ele queria gravar 80% do filme em locais ao ar livre onde dependesse de um tempo ensolarado e sem chuvas para tanto. A desenhista de produção, Jeannine Oppewall, várias vezes indicada ao Oscar, declarou que o interessante do filme seria criar um ambiente sem muitos elementos cinematográficos onde o público percebesse que devido à área livre, qualquer coisa poderia acontecer a qualquer momento, o que durante o filme atenua o suspense.

As filmagens tiveram início em 06 de Agosto de 2007, exatamente nove anos após o início da produção de O Sexto Sentido. Filmado rapidamente em 44 dias, a produção teve que viajar de uma cidade pra outra assim como os personagens. Segundo Shyamalan: "A idéia era manter entra a equipe de produção a real sensação de pessoas em fuga devido à correria entre as viagens". Por fim Shyamalan declarou que em uma escala de 1 a 10 em termos de suspense durante cada cena do filme, eles sempre tinham a impressão de terem ultrapassado essa escala.

Então é isso pessoal. Até eu fiquei com mais expectativa pelo filme após ter preparado esse post. Agora nos resta esperar até o dia 13 de Junho, que já tá pertinho, e torcer para que o filme repita o sucesso de O Sexto Sentido e Sinais e que seja um "blockbuster" de público e de crítica.

Vou ficando por aqui após esse maravilhoso retorno do blog. Espero que todos gostem desse post de reestréia e não esqueçam, estejam sempre ligados nas novidades do Diário de Dois Cinéfilos.

Abraços a Todos.

Postado por Leonardo Pereira


Links to this post:

Criar um link

<< Home