17 janeiro, 2008

PDC 2008 - Rodrigo Mathias

Mais um ano se passou e muitos filmes ficaram em nossas memórias. O PDC é considerado por mim, um dos prêmios em que eu e o Leo marcamos mais ainda o filme de nossa preferência. É algo tão bom que nos sentimos melhor nessa época. Esse ano, em particular, não foi muito forte em relação aos filmes estreados. Grande parte dos melhores filmes estrearam em 2006 e outra parte ficou para 2008. Nesse segundo semestre de 2007, comecei a estudar em duas escolas, o que resultou na quantidade bem menor de filmes que vi (levando em consideração 2006) e lembro que cheguei a ficar mais de um mês sem ver filmes. Mas sem mais delongas, os indicados e vencedores do PDC 2008, começando com as categorias especiais, depois as técnicas e finalizando com as principais.

CATEGORIAS ESPECIAIS

Pior Filme

A Loja Mágica de Brinquedos

2º: A Grande Família: O Filme
3º: High School Musical 2
4º: Correndo com Tesouras
5º: Uma Noite no Museu

O roteirista de Mais Estranho que a Ficção foi tentar fazer uma ponta na direção e no roteiro do filme. A única coisa que acontece é: clichês atrás de clichês. A história é inutilmente besta e a condução é péssima (não consigo nem imaginar a neura de ver a atriz principal com um piano ilusório). Se tivesse algum prêmio para pior atriz, pior roteiro esse levaria. A unica coisa que salva é o Dustin.

"Vencedor" do ano Passado: A Pantera Cor de Rosa

Mais Gostosa

Megan Fox - Transformers

2º: Keira Knightley - Piratas do Caribe: No Fim do Mundo
3º: Amanda Bynes - Hairspray
4º: Lena Headey - 300
5º: Emma Stone - Superbad - É Hoje

Michael Bay descobriu um talento nato. Não para atuação, lógicamente, mas a "atriz" Megan Fox é a mais gostosa sem nenhuma dúvida. Impossível alguém não perceber que ela é quase uma deusa, e além de ser gostosa, ela é linda também.

Vencedora do ano Passado: Scarlett Johansson - Match Point

Melhor Vilão

Imelda Staunton como Dolores Umbridge – Harry Potter e a Ordem da Fênix

2º: Judi Dench como Barbara Covett- Notas sobre um Escândalo
3º: Helena Bonham Carter como Belatriz Lestrange - Harry Potter e a Ordem da Fênix
4º: Bruce Willis como Muldoon - Planeta Terror
5º Topher Grace como Venom - Homem Aranha 3

O mais interessante de ver uma vilã na série Harry Potter, é que todos sabem ou imaginaram como deve ser a atuação. Ao redor do mundo, tantas pessoas leram Harry Potter e acharam a atuação de Staunton muito boa. Quem leu e sentiu raiva no livro, sentiu com a mesma intensidade nas telonas. O famoso "Hem, hem" dela ficou exatamente como imaginei e além disso tudo, ela conseguiu ser a melhor vilã de 2007.

Vencedor do ano Passado: Sergi López como Vidal - O Labirinto do Fauno


Melhor Cena de Ação


Perseguição de Carros em Nova York

2º: Luta no Ministério - Harry Potter e a Ordem da Fênix
3º: Sequência completa do Confronto na Favela - Tropa de Elite
4º: Luta Final - Homem Aranha 3
5º: Batalha entre navios - Piratas do Caribe: No Fim do Mundo

No ano passado, a cena que mais me impactou em termos de ação foi a cena da fuga de carro no filme Filhos da Esperança. Além de ser muito bem editada, ela é perfeitamente inovadora. Nesse ano, a melhor cena de ação foi a cena da fuga de carro (novamente) só que do filme O Ultimato Bourne. Me diga naquela cena você não estava dentro do filme? Nessa imagem acima, além de unir as melhores cenas de ação do filme, ela possui a cena da fuga de carro, cuja a qual eu senti adrenalina e com certeza marca o melhor filme de ação que já vi.

Vencedor do ano Passado: Fuga de Carro - Filhos da Esperança


Final Mais Surpreendente

No Vale das Sombras

2º: O Asassinato de Jesse James pelo Covarde Robert Ford
3º: Ponte para Terabítia

O final de No Vale das Sombras é perfeito. O climáx do filme, em relação ao assassinato é resolvido de forma surpreendente. E ainda por cima, no fim do filme, somos presenteados como uma cena do cinema moderno que conseguiu finalizar o filme de maneira excepcional.

Vencedor do ano Passado: Match Point


CATEGORIAS TÉCNICAS

Melhor Fotografia

Roger Deakins - O Assassinato de Jesse James pelo Covarde Robert Ford

2º: Robert Richardson - O Bom Pastor
3º: Dean Semler - Apocalypto
4º: Slawomir Idziak - Harry Potter e a Ordem da Fênix
5º: Dariusz Wolski - Piratas do Caribe: No Fim do Mundo

Roger Deakins é um mestre da fotografia e aqui não foi diferente. Ele fez uma das melhores fotografias que já pude conferir e ainda fez com que ela se assemelhasse com uma obra de arte. Ele conseguiu captar os mínimos detalhes e nos presenteou com uma das melhores fotografias já feitas.

Vencedor do ano Passado: Emmanuel Lubezki - Filhos da Esperança

Melhor Edição

Christopher Rouse - O Ultimato Bourne

2º: Angus Wall - Zodíaco
3º: Stephen Mirrione e Douglas Crise - Babel
4º: Daniel Rezende - Tropa de Elite
5º: John Gilroy - Michael Clayton

Quem viu a edição do Ultimato Bourne, tenho certeza, a achou primorosa. No ano passado fomos presenteados com a edição do Vôo United 93 (inclusive indicada ao PDC 2007), mas esse ano fomos presenteados com uma edição fora de série. A quantidade de cortes e ângulos diferentes foi impressionante, as cenas de lutas extremamente realistas sendo que uma das coisas que mais me irrita em filmes de ação é quando não conseguimos acompanhar as cenas por causa de uma edição muito frenética, mas nesse caso a edição foi ideal. A cena da fuga de carro é um exemplo perfeito de como uma cena de ação fica ainda melhor com uma edição perfeita.

Vencedor do ano Passado: Thelma Schoonmaker - Os Infiltrados

Melhores Efeitos Visuais

Transformers

2º: Piratas do Caribe: No Fim do Mundo
3º: Homem Aranha 3
4º: Harry Potter e a Ordem da Fênix
5º: 300

Não há nem o que falar, pois quando ouvi falar do filme e vi que a ILM estava no projeto, já fiquei satisfeito. Mas quando disseram que era o trabalho mais inovador e complexo da ILM, senti que estava prestes a um efeito de última geração. Assim sendo, não estava errado. Os efeitos dos robôs são perfeitos, sendo esse um dos filmes com efeitos visuais mais bem feitos da história. Pena que o Michael Bay não é lá essas coisas e muito menos o editor do filme (quem conseguiu captar perfeitamente a cena final?).

Vencedor do ano Passado: Piratas do Caribe: O Baú da Morte

Melhor Sonoplastia

Transformers

2º: Piratas do Caribe: No Fim do Mundo
3º: 300
4º: Homem Aranha 3
5º: A Lenda de Beowulf

A sonoplastia do Transformers é outro espetáculo a parte, os sons dos robôs foram trabalhos com extrema perfeição. Quem assiste a um filme com uma sonoplastia dessas, sente que está dentro do filme.

Vencedor do ano Passado: Categoria inexistente.

Melhor Maquiagem

Apocalypto

2º: Piaf - Um Hino ao Amor
3º: Piratas do Caribe : No Fim do Mundo
4º: Hairspray
5º: Planeta Terror

A maquiagem de Apocaypto é literalmente perfeita, principalmente para aqueles que viram Paixão de Cristo. A maquiagem ficou ainda melhor do que o filme anterior e é impossível não se assustar com algumas cenas.

Vencedor do ano Passado: O Labirinto do Fauno

Melhor Direção de Arte

Harry Potter e a Ordem da Fênix

2º: Piratas do Caribe: No Fim do Mundo
3º: Dreamgirls - Em Busca de um Sonho
4º: O Bom Pastor
5º: Apocalypto

O Ministério da Magia, a sala de julgamento, o Departamento de Mistérios, a sede da Ordem da Fênix, Hogwarts, a sala da Professora Umbridge. Tudo isso foi criado com um peso a mais, o peso de saber que imúmeras pessoas leram os livros e imaginaram tudo. E sinceramente, a direção de arte desse filme é tão boa, que tudo o que estava lá eu tinha imaginada de forma quase idêntica.

Vencedor do ano Passado: Memórias de uma Gueisha

Melhor Canção

" You Can't Stop the Beat" - Hairspray

2º: "I Need to Wake Up" - Uma Verdade Inconveniente
3º: "Le Festin" - Ratatouille
4º: "Come So Far (Got So Far To Go)" - Hairspray
5º: "And I Am Telling You I'm Not Going" - Dreamgirls

A música final do filme é um espetáculo a parte, reune todo o elenco para finalizar o filme com maestria. A música cantada é a que fica mais na cabeça e entrará na história como uma das melhores.

Vencedor do ano Passado: "‘Till The End of time"- Pequena Miss Sunshine

Melhor Trilha Sonora

Philip Glass - Notas Sobre um Escândalo

2º: Nick Cave e Warren Ellis - O Assassinato de Jesse James pelo Covarde Robert Ford
3º: Alexandre Desplat - A Rainha
4º: Michael Giacchino - Ratatouille
5º: Nicholas Hooper - Harry Potter e a Ordem da Fênix

Uma das categorias mais dificeis de me decidir. Estava com o impasse de premiar ou a trilha grandiosa de Philip Glass ou a trilha simples, tocante e eficaz de Nick Cave e Warren Ellis. Acabei decidindo pela magnífica trilha de Glass. No filme, a trilha se encaixa com tamanha perfeição que até impressiona, nas cenas de suspense a trilha acompanha com maestria o que se passa na tela. Então, assim, Notas Sobre um Escândalo fatura seu primeiro prêmio no PDC, em uma das categorias que mais aprecio.

Vencedor do ano Passado: Hans Zimmer - O Código Da Vinci

CATEGORIAS PRINCIPAIS

Melhor Filme de Animação

Ratatouille

2º: Os Simpsons: O Filme
3º: Shrek Terceiro

Ratatouille é um dos melhores filmes da Pixar e sem nenhuma dúvida é um dos melhores filmes que vi no ano. O filme conseguiu fazer com que o tema de ratos, considerado um tema muito ruim de se explorar para crianças sem deixar a idéia de algo nojento, ficasse perfeito. Mas não, no filme você fica tão ligado do começo ao fim e não se importa que o fato do personagem principal é um rato e ainda é cozinheiro.

Vencedor do ano Passado: A Noiva Cadáver

Melhor Ator

Wagner Moura - Tropa de Elite

2º: Forrest Whitaker - O Último Rei da Escócia
3º: George Clooney - Conduta de Risco
4º: Tommy Lee Jones - No Vale das Sombras
5º: Brad Pitt - O Assassinato de Jesse James pelo Covarde Robert Ford

Sem dúvidas esse prêmio era destinado ao Wagner Moura, desde que vi ao filme, a sua atuação foi marcante. Não conseguimos ficar sem reagir quando ele está entrando na depressão, quando ele discute com sua esposa ou quando ele está na favela. Suas frases foram as mais marcantes do cinema nacional e quando ele fala "Pede para sair" ou frases que não seria tão sensato colocar aqui, o prêmio se destina a ele com a marcação de primeiro ator nacional a ganhar um PDC.

Vencedor do ano Passado: Philip Seymour Hoffman - Capote

Melhor Atriz

Helen Mirren - A Rainha


2º: Marion Cotillard - Piaf : Um Hino ao Amor
3º: Angelina Jolie - O Preço da Coragem
4º: Judi Dench - Notas Sobre um Escândalo
5º: Kate Winslet - Pecados Íntimos

Não há o que pensar quando olhamos Helen "Elizabeth II" Mirren atuando, ficamos sem reação. A atuação chega a surpreender tanto, que não sentimos que é uma atriz, sentimos realmente que é a própria Rainha. A melhor atuação dos últimos anos e foi a que mais me marcou no ano.

Vencedora do ano Passado: Meryl Streep - O Diabo Veste Prada

Melhor Ator Coadjuvante

Casey Affleck - O Assassinato de Jesse James pelo Covarde Robert Ford

2º: Tom Wilkinson - Conduta de Risco
3º: John Travolta - Hairspray
4º: Jackie Earle Haley - Pecados Íntimos
5º: Robert Downey Jr - Zodíaco

Casey Affleck comprovou ser muito melhor que seu irmão quando se trata de atuação. A atuação dele no filme superou minhas expectativas, ele consegue nos dar uma atuação primorosa, que transpõe exatamente a insegurança e uma suposta "paixão" pelo homem que ele terá que matar. A cena em que ele discute no bar e a cena final do filme são as partes em que a atuação dele se supera e não teria como ficar sem o PDC.

Vencedor do ano Passado: Jack Nicholson - Os Infiltrados

Melhor Atriz Coadjuvante

Rinko Kikuchi - Babel

2º: Cate Blanchett - Notas Sobre um Escândalo
3º: Tilda Swinton - Conduta de Risco
4º: Susan Sarandon - No Vale das Sombras
5º: Imelda Staunton - Harry Potter e a Ordem da Fênix

Quando fui ver Babel no cinema, eu tive a impressão que o elenco seria impecável. Até ai, não errei. Mas não experava que a melhor atuação do filme viesse de Rinko Kikuchi (não só a melhor do filme, como a melhor do ano). O papel de se interpretar uma surda depressiva foi feito com maestria e no final do filme não tive nenhuma dúvida para quem daria o prêmio.

Vencedora do ano Passado: Abigail Breslin - Pequena Miss Sunshine

Melhor Elenco

Babel

2º: Hairspray
3º: Conduta de Risco
4º: Zodíaco
5º: No Vale das Sombras

Digamos que o roteiro do file Babel é primoroso, mas não há duvidas quando digo que para transpor com maior perfeição o que estava no roteiro, era necessário um elenco de peso. E foi exatamente assim, desde os garotos marroquinos até as atuações dos norte americanos foram experiências inigualáveis.

Vencedor do ano Passado: Pequena Miss Sunshine

Melhor Roteiro Original

Tony Gilroy - Conduta de Risco

2º: Guillermo Arriaga - Babel
3º: Peter Morgan - A Rainha
4º: Brad Bird - Ratatouille
5º: Iris Yashimita - Cartas de Iwo Jima

Sem nenhuma dúvida o maior trunfo do filme Conduta de Risco é seu roteiro. Desde o começo, ele explora exatamente tudo que você poderia imaginar. Além de ser uma história complexa demais, o filme tem apenas duas horas para poder transpor exatamente aquilo que te faça entender o filme. O filme é direto ao ponto e se você não entendeu o filme, o melhor é alugar depois.

Vencedor do ano Passado: Michael Arndt por Pequena Miss Sunshine

Melhor Roteiro Adaptado

Andrew Dominik - O Assassinato de Jesse James pelo Covarde Robert Ford

2º: James Vanderbilt - Zodíaco
3º: Patrick Marber - Notas Sobre um Escândalo
4º:
Bráulio Mantovani - Tropa de Elite
5º: Paul Haggis - No Vale das Sombras

O roteiro de O Assassinato de Jesse Jemes explora exatamente tudo, não deixando o filme parado nos dois personagens principais, mas também mostrando mais vários personagens que de cada forma te faz entender completamente tudo do filme. O filme ultrapassa duas horas e meia e não cansa. É, sem por nem tirar, o melhor roteiro de 2007.

Vencedor do ano Passado: David Arata por Filhos da Esperança

Melhor Direção

Andrew Dominik - O Assassinato de Jesse James pelo Covarde Robert Ford

2º: David Fincher - Zodíaco
3º: Tony Gilroy - Conduta de Risco
4º: Alejandro Gonzalez Inarritu - Babel
5º: José Padilha - Tropa de Elite

Assim como o roteiro, a direção do filme é primorosa. O diretor consegue captar o ambiente em cada cena, não só se limitando a mostrar a história. E no final do filme, a cena da morte de Jesse James é uma das cenas mais bem conduzidas do cinema moderno.

Vencedor do ano Passado: Martin Scorsese por Os Infiltrados

Melhor Filme

E O PDC vai para:

O Assassinato de Jesse James pelo Covarde Robert Ford

2º: Zodíaco
3º: Conduta de Risco
4º: O Ultimato Bourne
5º: Tropa de Elite

Três prêmios seguidos para Assassinato de Jesse James, algo realmente invejoso para qualquer outro filme do ano. Digamos que o filme tinha tudo para não dar certo, primeiro atrasou, depois os produtores não aprovaram e o diretor tinha quase 5 horas de material. Além de tudo isso, o diretor teve exatamente o mesmo problema que Sam Mendes teve em Beleza Americana, as pessoas sabiam como o filme ia acabar. Pelo próprio título sabemos que Jesse James irá morrer sendo traido pelo Robert Ford e por isso nos preocupamos em saber como isso irá acontecer. Em Beleza Americana, nos primeiros minutos de filme, o protagonista "fala" que irá morrer. Tanto em um caso quanto no outro, o mais importante era a condução do filme e em ambos casos, a direção foi impecável.

Vencedor do ano Passado: Filhos da Esperança

Distribuição de prêmios:

O Assassinato de Jesse James pelo Covarde Robert Ford - 5 prêmios
Transformers - 3 prêmios
Babel, Harry Potter e a Ordem da Fênix e O Ultimato Bourne - 2 prêmios
Conduta de Risco, Ratatouille, Hairspray, No Vale das Sombras, Notas Sobre um Escândalo, A Loja Mágica de Brinquedos, A Rainha, Apocalypto e Tropa de Elite - 1 prêmio