07 janeiro, 2008

ASC e Maquiagem!

Em primeiríssima mão, o blog Diário de Dois Cinéfilos está divulgando os indicados ao sindicato de Fotografia, o ASC. É conhecido como um ótimo precursor do Oscar, e esse ano fez algo impressionante. Indicou dois filmes para uma única pessoa e além disso não teve NENHUMA surpresa nas indicações. No ano passado os indicados foram:

Emmanuel Lubezki - Filhos da Esperança
Dick Pope - O Ilusionista
Robert Richardson -O Bom Pastor
Dean Semler - Apocalypto
Vilmos Zsigmond - The Black Dahlia


Na época a aparição de O Bom Pastor e O Ilusionista não eram esperadas, e acabou sendo uma confusão imensa. Esse ano, os 5 indicados são esperados e me pergunto se o ASC vai voltar a acertar os cinco indicados ao Oscar.

Os indicados de 2008:


Roger Deakins por O Assassinato de Jesse James pelo Covarde Robert Ford e Onde os Fracos não Têm Vez.

Roger Deakins foi o primeiro a conseguir ser indicado num ano por dois filmes, e além disso ele já foi indicado 5 vezes e venceu duas.


Robert Elswit por Sangue Negro.

Robert Elswit já foi indicado antes, pelo filme Boa Noite e Boa Sorte. Esse ano conta com um grande apoio por uma das fotografias com mais chances a sair com o prêmio.


Janusz Kaminski por O Escafandro e a Borboleta

Janusz Kaminski vem conseguindo conquistar várias pessoas com a fotografia de um dos filmes mais esperados por mim. Ele já foi indicado 4 vezes além dessa e parece ser um dos concorrentes com mais experiência.

Seamus McGarvey por Desejo e Reparação

Um dos filmes mais badalados e que vêm com uma força enorme para o Oscar. Muitos dizem que a fotografia deixa o filme ainda mais belo, outros dizem que a fotografia não é lá essas coisas. Em suma, parece que é o indicado mais fraco e talvez nem consiga ser indicado ao Oscar. Mas ao avaliar um filme desses portes, é melhor esperar um pouco antes de falar qualquer coisa. Primeira indicação de Seamus.

Uma ausência notável foi Lust, Caution que tem uma das fotografias mais belas do ano. Marquem esse nome, pois podemos vê-lo no Oscar.

Os Sete Pré indicados a Maquiagem

O Escafandro e a Borboleta

Harry Potter e a Ordem da Fênix

Piaf: Um Hino ao Amor

Norbit

Piratas do Caribe: No Fim do Mundo

Sweeney Todd

300


Com ausências surpreendentes como Hairspray e Amor nos Tempos do Cólera, Sweeney Todd toma a dianteira da briga pelo Oscar, seguido por perto por todo o resto. Os que tem menos chances são Harry Potter, 300 e O Escafandro e a Borboleta.

Postado por Rodrigo Mathias.