26 setembro, 2007

O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias

O Ministério da Cultura selecionou hoje o filme que irá representar o Brasil na disputa por uma indicação ao Oscar 2008. E o escolhido foi O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias. O filme escolhido derrotou outros 17 concorrentes que aspiravam pela vaga, dentre eles O Céu de Suely, Cidade dos Homens e o tão polêmico e falado ultimamente, Tropa de Elite.
O filme de Cao Hamburguer conta a história de Mauro, um menino de 12 anos que se vê no meio da proliferação da Ditadura Militar no Brasil. Nada disso toma a atenção do garoto, que só se preocupa em ver o Brasil tri-campeão da copa do mundo de futebol. Seus pais por serem da esquerda política, fogem para viver na clandestinidade e deixam o menino aos cuidados do avô. Dai então Mauro se dapara com um mundo totalmente novo, onde as descobertas acontecem a todo momento.
A decisão de indica-lo à disputa na categoria de Melhor Filme Estrangeiro, ficou na responsabilidade de uma comissão formada pelos cineastas Hector Babenco e Bruno Barreto, juntos com o crítico Rubens Ewald Filho e os jornalistas Ana Paula Sousa e Pedro Butcher.
O filme será lançado comercialmente nos cinemas dos Estados Unidos em dezembro e será submetido à crítica da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood. A lista dos indicados será divulgada no dia 22 de Janeiro de 2008 e a premiação ocorrerá em 24 de Fevereiro.
Pessoalmente, eu achei o filme sensacional. Apesar de ter ficado em dúvida entre ele e O Céu de Suely, achei que no final O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias seria escolhido. O filme é uma emocionante história de superação, descobertas e solidariedade, com um excelente e bem trabalhado roteiro e uma direção muito eficiente. O filme nos deixa atentos ao que irá acontecer em seguida e possui um padrão técnico como fotografia e trilha sonora que são impressionantes. As atuações são muito bem construídas em todo o elenco. Resumindo, o filme é excelente, prazeiroso de assistir e mereceu a indicação. Acredito que tenha boas chances de ser indicado. É uma obra diferente das que o Brasil costuma fazer.

Postado por Leonardo Pereira