15 setembro, 2007

Mais alguns filmes!

Teria época melhor de voltar à ativa, se não fosse a temporada de previsões do Oscar? Não sei, mas acredito que não exista época melhor para os cinéfilos, todos comentando dos filmes que estão saindo, que tem potenciais e essas coisas. O bom, é aproveitar muito agora até meados de março, por que depois disso, será a era da seca cinematográfica. Vamos direto ao assunto: mais alguns filmes que tem potencial alto no Oscar!


1 - There Will Be Blood


Paul Thomas Anderson é um dos mais famosos e mais artísticos diretores da atualidade. Alguns exemplos da bela filmografia desse gênio poderiam ser "Magnólia" e "Boogie Nights".
O filme "There Will Be Blood" é sobre a relação de um pai e seu filho numa história de ambição, religião, família e petróleo no interior da América com contexto político.
A trama fala de intrigas na indústria petrolífera e de escândalos políticos que partem da Califórnia e sujam paletós em esfera nacional. O roteiro é livremente inspirado no livro e mostra o negócio da perfuração de poços no Sul do Estado como uma nova corrida pelo ouro. Day-Lewis interpreta um prospector - aquele profissional que conhece e indica terrenos metalíferos - que compra os direitos de extração do rancho de uma família e acaba encontrando lá uma arca do tesouro na forma de petróleo.
Primeiramente podemos ver que o filme possui uma produção maravilhosa, uma direção esplêndida e contando com Daniel Day-Lewis e Paul Dano no elenco. Tenho a impressão que o filme não nos desapontará.

Se você quiser conferir o trailer, ele só está disponível no Youtube, clicando
aqui.

2 - Sweeney Todd

Tim Burton é reconhecido pelos seus filmes praticamente sempre pelo humor negro, pela ironia e pelas histórias "bizarras" como (Edward Mãos de Tesoura, A Lenda do Cavaleiro sem Cabeça, Peixe Grande, A Fantástica Fábrica de Chocolate, A Noiva Cadáver, etc). Agora, em seu mais novo trabalho, não será diferente.
A história se baseia no lendário barbeiro Benjamin Barker, que, depois de ser injustamente expulso de Londres e ver sua esposa e sua filha caírem em desgraça, retorna adotando o pseudônimo de Sweeney Todd para consumar sua vingança. Ao lado da quituteira Mrs. Lovett ,o vingador arma um plano infernal: na cadeira do barbeiro assassina seus clientes, enquanto ela usa os restos mortais para assar tortas que viram a sensação de Londres.
Além da maioria dos filmes de Tim Burton ser nesse estilo, estes contam com um atrativo mais que especial. O Johnny Depp (e o mais estranho é que Depp nunca foi indicado ao Oscar por algum filme que Burton tenha dirigido, por isso, afirmo que minha aposta que venho mantendo a meses, é que Depp não será somente indicado, como levará a estatueta para casa).
O filme contará com um elenco e uma produção magnífica , teremos Helena Bonham Carter como a quituteira, Alan Rickman (Snape da série Harry Potter) como o juiz que o condena e Sacha Baron Cohen (Borat) que é um comparsa do juiz.

Ainda não foi lançado o trailer, mas assim que chegar o Diário de Dois Cinéfilos informará aos leitores.

3 - The Golden Age

Elizabeth: The Golden Age não ficou cotado por si mesmo, e sim pelo seu filme anterior. O anterior conseguiu ser indicado a algumas categorias do Oscar (incluindo à Melhor Filme).
Uma curiosidade é que aquele filme foi o que fez com que Cate Blanchett conseguisse sua primeira indicação ao Oscar. Depois que foi lançado o trailer, a opinião foi unânime, o filme não será somente mais uma continuação, e sim pode até conseguir (e provavelmente irá) se tornar melhor que o anterior.
Se o primeiro filme mostrava a resistência de Elizabeth diante dos encargos do poder, na Era de Ouro (que será retratada no filme em questão)
a rainha não será especialmente lúcida. A destruição total da armada espanhola em 1588 e a execução da Rainha Mary da Escócia estão entre os seus atos no trono inglês de então.
Em "The Golden Age", contamos com Sir Walter Raleigh (Clive Owen), figura central dos boatos a respeito da vida afetiva de Elizabeth I. A Rainha Virgem da Inglaterra teria mantido uma fulminante paixão com o cortesão e aventureiro, para quem garantia propriedades e privilégios mercantis. Até hoje, nada foi comprovado, mas historiadores defendem que a Elizabeth era, inclusive, extremamente ciumenta frente às relações abertas de Raleigh - tanto que o castigou quando se tornou pública a aproximação do ex-soldado com uma das damas de companhia da rainha.
Shekhar Kapur, o mesmo que dirigiu o primeiro filme de Elizabeth, repetirá a direção em The Golden Age, Cate Banchett (uma das que já encabeça a lista de previsões) voltará a ser a Rainha Elizabeth, Geoffrey Rush voltará a ser Sir Francis Walsingham( o manipulador que arquitetou a campanha da rainha para consolidar seu poder e se estabelecer como a regente inglesa) e Clive Owen aparece na segunda edição pela primeira vez, incorporando o primeiro amor de Elizabeth.
Além do elenco, podemos perceber pelo trailer que a parte técnica do filme também estará esplêndida.

Se você tiver o plugin do Quick time, clique
aqui.
Senão clique
aqui e veja no Youtube.


Esses são considerados alguns dos mais esperados do Oscar. Porém, segue abaixo uma lista com alguns filmes que ainda estão na briga. (Excetuando os filmes "No Country for Old Men" e "Reservation Road" que foram citados no post anterior)¹.

In the Valley of Elah de Paul Haggis;
Lust, Caution de Ang Lee;
The Assassination of Jesse James by the Coward Robert Ford de Andrew Dominik;
Atonement de Joe Wright;
Away from Her de Sarah Polley;
The Kite Runner (Caçador de Pipas) de Marc Forster;
3:10 to Yuma de James Mangold;
Charlie Wilson's War de Mike Nichols;
American Gangster de Ridley Scott;
Eastern Promises de David Cronenberg;
I'm Not There de Todd Haynes;
Michael Clayton de Tony Gilroy.

OBS¹: Depois da recepção de "Rendition" no Festival de Toronto (que foi desastrosa), melhor ficarmos atentos com esse filme, que pode sair da lista dos possíveis indicados.

UPDATE: Agradeço ao Wanderley Teixeira pela correção!

E antes que comece a tudo se atrasar, digo por aqui que quem quiser participar do Bolão dos Indicados ao Oscar de 2008 que se identifiquem nos comentários! No próximo post, as datas de entrega das apostas, a pontuação de cada categoria e etc! Participem!!!!

Postado por Rodrigo Mathias
[3 Meses]

Links to this post:

Criar um link

<< Home