26 fevereiro, 2007

Bolão e Vencedores do (Mais Inusitado) Oscar




O Oscar tem grande fama em premiações, sendo o referencial sempre. Teve um tempo que o que o Oscar dizia, era aquilo e ponto final. Bem, isso não se aplica a mim e a muitos cinéfilos que estam lendo isso. Mas sempre adoramos tentar prever o que a academia irá presentear com a estatueta de 24 quilates de ouro e como sempre fizemos outro bolão, dessa vez com 13 participantes.
A cerimônia foi uma das mais longas e maçantes que já vi, acho que foi algo em torno de 4 horas e 10. A apresentadora Ellen DeGeneres foi realmente bem interessante e deu uma pitada de ótimo humor no show.
Segue agora, a posição de cada um no Bolão dos Vencedores. Confiram:



BOLÃO DOS VENCEDORES DO OSCAR

1º HOMERO BARBOSA COM 2130 PONTOS
2º TIAGO RODRIGUES COM 2090 PONTOS
3º RODRIGO MATHIAS COM 2077 PONTOS
4º OTAVIO ALMEIDA COM 2010 PONTOS
5º VINICIUS PEREIRA COM 1980 PONTOS
6º GUSTAVO COM 1965 PONTOS
7º LEONARDO PEREIRA COM 1900 PONTOS
8º ALEXSANDRO VASCONCELOS COM 1510 PONTOS
9º TULIO MOREIRA COM 1451 PONTOS
10º ALEX GONÇALVEZ COM 1450 PONTOS
11º WANDERLEY TEIXEIRA COM 1420 PONTOS
12º KAMILA COM 1360 PONTOS
13º VICTOR NASSAR COM 1345 PONTOS

Parabéns a todos os participantes por terem feito de um simples bolão, um entretenimento muito melhor do que imaginávamos.

Agora vamos aos vencedores do 79º Academy Awards:


MIXAGEM DE SOM: Dreamgirls - Em Busca de um Sonho

O genêro musical é considerado um dos mais dificeis e complicados de mixar o som, por isso, todos os anos vemos ao menos um musical nessa categoria disputando o Oscar. Esse prêmio foi até que previsivel relacionado com o restante da cerimônia.


EDIÇÃO DE SOM: Cartas de Iwo Jima

Primeira grande surpresa para mim. Cartas de Iwo Jima foi indicado apenas em edição de som e não estava entre os indicados em mixagem de som. Nunca na história da Academia um filme foi premiado por sua edição de som sendo que não foi indicado a mixagem. Um oscar de consolação para Clint e seu filme japonês.



TRILHA SONORA ORIGINAL: Gustavo Santaolalla - Babel

Como isso é possível? Alguem chamou o Santaolalla para a festa? Eu não concordei com esse prêmio, assim como ano passado, para o mesmo destino.Não sei se eu não gosto das trilhas dele, mas em relação à Brokeback Mountain e Babel, nenhuma das duas merecia encabeçar os indicados. Oscar de consolação para Babel.



CANÇÃO: “I Need to Wake Up” - Uma Verdade Inconveniente

Um dia antes da cerimônia, ouvi pela primeira vez essa música e me apaixonei completamente pela sua letra e seu contexto. Ouvi todas as musicas indicadas e a que mais gostei foi realmente essa. O único problema é que Dreamgirls com suas 3 indicações nessa categoria ficou chupando o dedo. Ahh, primeira vez que um documentário ganha de canção na história do Oscar.


FIGURINOS: Maria Antonieta (Marie Antoinette)

Milena Canonero é uma lenda como figurinista, ganhou já vários Oscars e repete a dose batendo ótimos candidatos como o Dreamgirls e os vencedores do Sindicato de Figurinistas: Maldição da Flor Dourada (era o favorito) e A Rainha. Sejamos sensatos, merecidissimo!


DIREÇÃO DE ARTE: O Labirinto do Fauno

Merecidamente O Labrinto do Fauno vence uma das categorias mais interessantes. Depois a vitória no Sindicato a vitória no Oscar foi consequencia.


FOTOGRAFIA: Guillermo Navarro - O Labirinto do Fauno

Mas que surpresa! O único Oscar técnico que era marcado com certeza para Filhos da Esperança acabou indo para outro. Injusto? Não. Filhos da Esperança era melhor? Sim. OBS: Primeira vez que o vencedor do Oscar nem se encontra entre os indicados ao ASC.


EFEITOS VISUAIS: Piratas do Caribe: O Baú da Morte

Esse Oscar foi merecidíssimo. Efeitos magníficos e melhores que King Kong.


MAQUIAGEM: O Labirinto do Fauno

Outro que era certo, a criação do homem do banquete, do fauno e de violência são perfeitas.


MONTAGEM: Thelma Schoonmaker - Os Infiltrados

Um Oscar mais que merecida para a magnífica editora Thelma, que com seu discurso mais que consistente emocionou Scorsese. Dessa vez o Oscar não escapa das mãos dele, mas e o Oscar de filme? Continuava indefinido.


FILME DE ANIMAÇÃO: Happy Feet : O Pingüim

Um dos Oscars mais injustos de todos os tempos. Desde quando Happy Feet poderia vencer de Carros? Mas, a 2006 foi um dos piores anos para animações.


DOCUMENTÁRIO: Uma Verdade Inconveniente

Esse oscar também era certo. Um filme desse porte, com o objetivo de alerta e com Al Gore como apresentador são pontos que contribuiram.


FILME ESTRANGEIRO: A Vida dos Outros

O quê? Me belisquem! Como é possível o filme Labirinto do Fauno, que foi indicado a 6 Oscars (incluindo roteiro original) pudesse perder para o alemão A Vida dos Outros? Nessas vezes que eu acho que a Academia tem muitos que cheiram heroína e cocaína.


ROTEIRO ORIGINAL: Michael Arndt - Pequena Miss Sunshine

Era esperado, e dou meus parabéns para o promissor Michael Arndt (marquem o nome dele) pois em seu primeiro trabalho já ganha o Oscar.


ROTEIRO ADAPTADO: William Monahan - Os Infiltrados

Nada a declarar.


ATOR: Forrest Whitaker - O Último Rei da Escócia

Ainda bem que a academia não ficou sensibilzada com a saúde de Peter O'Toole e deu o prêmio para o premiadissimo Forrest Whitaker.


ATOR COADJUVANTE: Alan Arkin - Pequena Miss Sunhine

Faziam apenas 38 anos que Arkin não era indicado, e essa seria sua 3ª indicação. Arkin é veterano e conhecido, por isso acabou levando e contou com a ajuda do péssimo recebimento da crítica sobre o mais novo filme framboesa do ano que é estrelado por Eddie Murphy: Norbit.


MELHOR ATRIZ: Helen Mirren - A Rainha

REPORTER: Como devo te chamar?
HELEN MIRREN: Vossa Excelência.
Concordo.


MELHOR ATRIZ COADJUVANTE: Jennifer Hudson - Dreamgirls : Em Busca de um Sonho

Nada a declarar, a não ser que a Little Miss Abigail Breslin tava forte e poderia se tornar uma ótima premiada.


MELHOR DIREÇÃO: Martin Scorsese - Os Infiltrados


"Parem de aplaudir, se não; eu não consigo falar."


Finalmente Scorsese leva seu Oscar (mais que merecido) e saiu do débito com a Academia. Eu realmente me emocionei quando todos OVACIONARAM a vitória de Martin. Foi realmente tocante ver o diretor tendo seu devido reconhecimento e ser aplaudido de pé por todos, inclusive EU.


MELHOR FILME


And the Oscar goes To: Os Infiltrados !

Merecido³³³³³³³³³³. Ainda bem que esse venceu, eu adorei o filme! Enfâse para a renovação da Academia em premiar um remake de um filme, cheio de palavrões e violência explicíta!