13 fevereiro, 2007

Jean Charles por Stephen Frears

O Diretor Stephen Frears, do aclamado 'A Rainha' e recém indicado ao Oscar por seu trabalho no mesmo filme, irá mostrar nas telonas a vida e morte do brasileiro Jean Charles de Menezes, morto pela polícia britânica em 22 de Julho de 2005, em um metrô, ao ser confundido com um terrorista.



De acordo com a produtora, Mango Filmes, a história se concentra nos precisos eventos anteriores à morte de Jean Charles. O produtor do filme, Henrique Goldman, declarou que será uma história "humana" e não um filme político. O filme analisará o impacto que o assassinato teve na comunidade brasileira de Londres. O projeto havia sido inicialmente oferecido para a BBC, mas a emissora pública recusou a proposta. "A previsão é começar o filme neste verão. Esperamos que as filmagens estejam terminadas para o Festival de Cinema de Berlim do próximo ano", afirma Goldman. " Os espectadores poderão decidir por eles mesmos entre o que é bom ou mal, sem necessidade que nós assumamos uma verdade absoluta", explicou Frears à BBC. Jean Charles levou um grupo de primos brasileiros a Londres. Ele gostaria de continuar vivendo no Brasil, mesmo que na época estivesse em Londres. Ele pagou para que os primos o acompanhassem e nisso teve a sensação de está trazendo o Brasil com ele.
Para o produtor, o filme, que ainda não tem um título definido, irá mostrar a vida dos primos de Jean, após o trágico evento. Todos sabem algo sobre a história do ocorrido em Londres, mas poucos sabem quem ele era e quem sofreu com a morte dele. É isso que será representado no filme, e não o grande erro da polícia britânica. A morte de Jean Charles aconteceu um dia depois de uma série de ataques ao sistema de transportes londrino, que não causaram mortes porque os explosivos não detonaram. Depois de uma grande investigação, a promotoria pública determinou que não há evidências suficientes para acusar formalmente aos quatro policiais que participaram da morte de Jean Charles. Mas os promotores acusaram a Polícia Metropolitana por ter violado as leis de segurança. Segundo Goldman, a história do filme começa no momento em que o eletricista brasileiro abandonou seu país para viajar a Londres, três meses antes de sua morte. A história se desenvolve por vários meses depois da morte de Jean Charles.

Observações Pessoais:

Eu e o Rodrigo ficamos bem interessados em ver o resultado final desse trabalho, quando lemos essa notícia, mas o que me intriga é porque não abordar também o erro gravíssimo da polícia britânica. Todo o sofrimento que dizem que irão retratar no filme, não aconteceria se não fosse esse erro. Então por que não mostrar o estopim de tudo isso? Nacionalismo? Nao será possível saber até que o filme esteja pronto, portando nos resta torcer para que esse trabalho que terá uma abordagem sentimental, não deixe de lado a visão política e crítica do ocorrido.

Postado por Leonardo Pereira.