24 junho, 2008

Rapidinhas de Hollywood

Walter Salles membro da Academia do Oscar


Publicado por Leonardo Pereira


Walter Salles (foto) está entre os 105 artistas que a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood (AMPAS) convidou este ano para se tornarem membros da organização. Aqueles que aceitarem o convite passam a fazer parte do quadro de votantes do Oscar. O cineasta brasileiro já teve dois filmes concorrendo a estatuetas na premiação: Central do Brasil foi indicado a Melhor Filme Estrangeiro e Melhor Atriz em 1999; e Diários de Motocicleta foi nomeado como Melhor Roteiro Adaptado e venceu pela canção original “Al Otro Lado del Rio”, de Jorge Drexler, em 2005. Seu mais recente trabalho, Linha de Passe, competiu pela Palma de Ouro no Festival de Cannes deste ano. O longa, premiado pela atuação de Sandra Corveloni, estréia no Brasil no segundo semestre.

Além de Salles, outros nomes de destaque na lista de convidados são os diretores Michael Haneke (Caché, Violência Gratuita), James Gray (Os Donos da Noite), Jason Reitman (indicado ao Oscar este ano por Juno), Doug Liman (A Identidade Bourne) e Gore Verbinski (trilogia Piratas do Caribe). Entre os atores, estão Josh Brolin (Onde os Fracos Não Têm Vez), Ray Winstone (Os Infiltrados, Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal), Sacha Baron Cohen (Borat), Jet Li (Rogue – O Assassino), além de Marion Cotillard (vencedora deste ano como Melhor Atriz por Piaf – Um Hino ao Amor) e Ruby Dee (indicada também este como atriz coadjuvante por O Gângster).

O compositor Michael Giacchino (indicado por Ratatouille), o produtor Andrew Macdonald (Trainspotting, Extermínio), o diretor de fotografia Tim Orr (George Washington, Contra Corrente), além de Judd Apatow (Ligeiramente Grávidos), David Benioff (A Última Hora) e a vencedora do Oscar de Melhor Roteiro Original por Juno, Diablo Cody, também marcam presença na relação.

Fonte: Cinema em Cena