14 abril, 2008

MEME: Os Cinco Filmes Mais Subestimados

Primeiramente agradeço ao blog "Império Cinéfilo" por mandar esse MEME para nós respondermos, e assim repassar para a comunidade cinéfila. A questão desse MEME seria os 5 filmes mais Subestimados, ou seja, aqueles que eu ou o Léo adoramos mas que muita gente acha "normal" e que por consequência acabou ficando fora dos grandes prêmios. Abaixo estão nossas opiniões:

RODRIGO

A Vila (The Village)
M. Night Shyamalan

Muita gente acha que "A Vila" é uma porcaria, que a história e ruim, que a direção é precipitada. Mas tudo cai no mesmo lugar, o veredito de diversos sites é que A Vila foi o inicio de decepções vindas de Shyamallan e esse seria o exemplo de seu pior filme. Mas o problema é que as pessoas estão querendo ver aquele final que te deixa angustiado de forma inesperada, algo comparável a Sexto Sentido, mas nesse filme, o final soou como algo muito idiota para o povo que espera coisas mais assustadoras. Minha conclusão é que desde a introdução, passando pelo magnífico desenvolvimento e terminando no final explendoroso, não tem como se achar esse filme ruim. A história é uma das mais bem desenvolvidadas da história do cinema (e ousadas) e sem nenhuma dúvida, as metáforas são as melhores vistas nos últimos anos, que infelizmente muitas pessoas não conseguiram entender.

Nota no IMDB: 6.6
Nota no RT: 42%

A Fonte da Vida (The Fountain)
Darren Aronofsky

A Fonte da Vida é o filme mais psicodélico dos ultimos 25 anos. Essa afirmação pode ser estranha para alguns, mas acredito que dentro do genêro de filmes psicodélicos apenas "2001: Uma Odisséia no Espaço" se compara. Por mais estranho que seja, o filme realmente é complexo, assim como 2001 foi, foi vaiado, foi xingado, assim como 2001 foi. Tudo indica que A Fonte da Vida se tornará um dos clássicos no futuro. O filme deixa diversas interpretações e conclui de forma magistral. Infelizmente, a maioria das pessoas fala mal por que não entendeu.

Nota no IMDB: 7.5
Nota no RT: 51%

A Paixão de Cristo (The Passion of the Christ)
Mel Gibson

É impressionante como as pessoas dizem que esse filme é inútil, é perda de tempo, foi feito para causar polêmica, é muito violento. Mas a minha opinião é que o filme é um dos melhores feitos sobre o assunto religioso, isso pelo fato do realismo retratado no filme. Se há algo mais violento que a história retratada na bíblia, por que não transmitir para a tela exatamente do jeito que está escrita? Atuações magníficas (que mereciam ser indicadas ao Oscar) e contando com uma direção das mais belas do cinema religioso. O filme pode parecer violento demais para alguns, mas por que não ler a bíblia, que a mesma violência estarão retratadas nas palavras. E duvido que as pessoas não se sentiram emocionadas assistindo ao filme.

Nota no IMDB: 7.2
Nota no RT: 50%

Os Intocáveis (The Untouchables)
Brian de Palma

O filme de Brian de Palma é considerado por mim, um dos melhores filmes de gangster que já vi. Isso se dá pela segurança de Palma na camêra, a história beirando a perfeição. Uma das histórias fadada a ser considerada como mais um filme sobre o tema, acabou se transformando NO filme sobre o tema. É brilhante e o que mais te deixa animado é a frase final do filme.

Nota no IMDB: 7.9
Nota no RT: 81%

O Assassinato de Jesse James pelo Covarde Robert Ford (The Assassination of Jesse James by the Coward Robert Ford)
Andrew Dominik

O filme mais atual da lista e vencedor do PDC 2008 de Melhor Filme, Melhor Direção, Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Ator Coadjuvante e Melhor Fotografia foi considerado por muitos como um filme chato, longo demais e que não consegue engrenar. E quando consegue, acaba. Isso é considerado uma heresia por mim, não há filmes atuais que tenham falas tão inspiradas e bem construídas. O filme em si, é um show de direção e roteiro, e que beira a perfeição em suas cenas calmas, bem paisagistas e que fazem você pensar. É um filme que não foi reconhecido em nenhum prêmio e é considerado um dos melhores por mim.

Nota no IMDB: 7.8
Nota no RT: 75%


LEONARDO

A Vila (The Village)
M. Night Shyamalan

Todos que acompanham esse blog sabem que A Vila é um dos meus cinco filmes favoritos. Sendo assim, seria impossível eu não considera-lo como o filme mais subestimado ou injustiçado de todos. O filme possui um roteiro excelente, uma direção competente, atuações também excelentes e mesmo assim ele foi esnobado em todos os prêmio nessas categorias. Cada vez que eu assisto fico me perguntando como um filme tão belo visualmente e em sua essência, com uma história tão singela, pôde ter sido simplesmente deixado de lado. Mas apesar de tudo, isso não deixou o filme menos interessante pra mim. Meu gosto por ele é irretocável.

Nota no IMDB: 6.6
Nota no RT: 42%

Dogville (Dogville)
Lars von Trier

A maneira como Dogville é conduzido é de uma sinceridade tremenda. Sua originalidade é perspicaz e nítida. SInceramente não sei o motivo pelo qual o filme foi ignorado por todas as premiações. Talvez o filme seja independente demais para os padrões estabelecidos. Mas uma coisa é certa. O filme é de uma seriedade e que apesar de parecer amador, é um trabalho muito profissional.


Nota no IMDB: 7.9
Nota no RT: 71%
A Fonte da Vida (The Fountain)
Darren Aronofsky


Darren Aronofsky talvez seja radical e inovador demais para estar entre os melhores em determinada premiação, mas algo que não falta ao diretor é originalidade, criatividade e ousadia. E é geralmente isso que agrada o público, o que demonstra mais uma vez que as premiações não são feita para retratar o gosto do público. Fonte da Vida é um filme inspirador, inteligente, sensível e com atuações brilhantes de todo o elenco. Desde o figurino até a trilha, todos os aspectos do filme o enriquecem mais ainda. É um filme totalmente bem feito e que não deixa a desejar em nenhum momento.

Nota no IMDB: 7.5
Nota no RT: 51%


Kill Bill Vol.1 (Kill Bill Vol.1)
Quentin Tarantino

Esse é outro que faz parte do meu Top 5 e que não despontou quase em nenhuma premiação, apesar da riqueza técnica e roteirística do filme. Mas o mais intrigante neste caso é que o filme foi muito apostado por diversos termômetros de premiações e muitos apostavam nele em diversas categorias, assim como eu. Eu torcia pra acontecer e achava que aconteceria. Mas como as academias não gostam de inovação e criatividade, esse filme sensacional ficou 100% de fora.

Nota no IMDB: 8.2
Nota no RT: 85%

Patch Adams (Patch Adams)
Tom Shadyac


Esse é outro filme que é unânime entre pessoas que o viram. Todos adoram. Alguns dizem que ele é muito sessão da tarde, outros o consideram quase uma obra prima. Ele apontou em algumas premiações pequenas mas na principal, ele praticamente não foi lembrado. O filme tem um roteiro tocante e uma sensibilidade que emociona a todos. E um estilo que nunca cansa. E o filme é muito popular, talvez por isso tenha sido ignorado.

Nota no IMDB: 6.1
Nota no RT: 24%

Repasso esse MEME para Rodrigo Fernandes (Twentysomething), Ibertson Medeiros (Cinema para todos!!!!!), Wally (Cine Vita), Wiliam Domingos (Eco Social) e José Robson Saldanha Filho (Portal Cine).

Postado por Rodrigo Mathias