28 fevereiro, 2009

Por que um filme pop indiano venceu o Oscar?

Por Rodrigo Mathias

Conforme fo dito no post anterior, eu farei um comentário dos 5 indicados a Melhor filme e Melhor direção no Oscar, e também comentarei alguns filme muito bons que foram esnobados. O ótimo Gustavo, do Império Cinéfilo, me mandou um MEME sobre os injustiçados do Oscar, que postarei exatamente no próximo post. Obrigado por me mandar! Segue então os filmes desse post.





1 - O Curioso Caso de Benjamin Button de David Fincher


Simplesmente o melhor filme do ano, é tão forte dramáticamente, tão sensivel, tão bem feito. Simplesmente belo. Todos esses adjetivos parecem perder o sentido quando se vê o filme.


Por que mereceria vencer: Um épico, grandioso, bem feito e emocionante. As três horas de duração passam e quando acaba sentimos que a saga de Benjamin Button poderia durar mais.


Por que não venceu: A Academia está de saco cheio de épicos, prefere premiar filmes mais diversos, e isso acaba fazendo com que nem sempre o melhor filme seja premiado. Além do mais muitos consideram o filme clichê, vai entender.



2 - O Leitor de Stephen Daldry


Um filme dessa carga emocional caiu como uma luva para Stephen Daldry e seu talento. O filme, como muitos dizem, perde sua essência na segunda parte. Eu discordo veemente. Entendo que o romance dos dois estava interessante, mas a segunda parte foi um complemento tão bem feito que não concordo com a afirmação.


Por que mereceria vencer: Um filme muito bem feito, e graças a sensibilidade de Daldry ainda ficou melhor. O filme não tem porte de vencedor, mas ainda assim é um ótimo filme.


Por que não venceu: O filme não dá aquela sensação de "vencedor de Oscar", apesar de ser muito bom. Muitos dizem que o filme só foi indicado por se tratar do holocausto. Debato também a essas pessoas, pois o filme não é sobre o holocausto. O holocausto é um dos temas que o filme retrata, mas o tema principal do filme é sobre as dúvidas e coisas que fazemos que não deviamos ter feito.



3 - Frost/Nixon de Ron Howard


Não tinha a mínima expectativa para esse filme. E quando somos surpreendidos, o filme se torna até marcante. Ron Howard, que já nos entregou a obra prima Uma Mente Brilhante e volta a nos entregar bom cinema.

Por que mereceria vencer: A direção de Howard ágil e um tema muito interessante. Assim como O Leitor, não tem porte de vencedor, apesar de ser um ótimo filme.

Por que não venceu: O filme não dá aquela sensação de "vencedor de Oscar", apesar de ser muito bom. A indicação do filme é muito merecida, mas a vitória seria muito complexa.


4 - Milk: A Voz da Igualdade de Gus Van Sant

Desde que vi o trailer desse filme, imaginei que seria indicado a diversos oscars principais. E, conforme planejado, o filme atingiu às expectativas. Gus Van Sant, do ótimo Gênio Indomável, e dos ruins Paranoid Park e Elefante, nos entrega uma boa obra.

Por que mereceria vencer: Um filme correto, bem feito e bem atuado. Poderia servir como desculpas para a perda do O Segredo de Brokeback Mountain, mas não é para tanto.

Por que não venceu: A direção de Van Sant é muito fria, parece que ele queria somente mostrar o fato e ponto final. Tem horas que sentimos que precisamos que o diretor de um filme estivesse junto da história e não somente narrando-a.


5 - Quem quer ser um Milionário? por Danny Boyle.

Slumdog Millionaire, título em inglês e muito melhor do que o acima, é um filme comum. Bom em boa parte, e mediano em algumas. Para mim, o filme nem merecia estar entre os cinco melhores do ano, quem dera vencer. Não nego, Slumdog tem seus fãs assíduos, mas prefiro um banho de Cidade de Deus.

Por que venceu: Danny Boyle fez um filme, que assim como Cidade de Deus, mostrou a realidade de um país. Nesse caso é a Índia, e mesmo assim, fez com que o filme fosse alegre, um feel good movie. Além do mais o filme retrata um tema da moda, a Índia. Quem sabe isso não faça a novela das 8 ter mais ibope? Além disso, tem a Obamania, onde em meio a tanta crise, um filme que nos anima é muito bem vindo. O filme foi feito no momento certo, se estreasse ano passado, duvido que alcançaria toda essa glória.

Por que não mereceria vencer: O filme é interessante, mostra uma cultura de um país que poucos conhecem da forma que foi retratado. Apesar disso, não merece o Oscar. É mais um filme ordinário que vem e vai. Sem dúvidas, sinto que essa vitória se compara com a vitória do Crash e a vitória de Shakespere Apaixonado.

Os Esnobados


O Lutador de Darren Aronofsky

Como filmes como esse não são indicados ao Oscar? Um filme bélissimo, conduzido com o coração de Darren e com o talento de Rourke e Marisa Tomei. A shame.

Por que mereceria ser indicado: Um filme desses, é muito dificil de se ver. Aquele que você acompanha o personagem principal, sente por ele, torce por ele. Essa identidade veio da química entre Rourke e Marisa Tomeì à comando de Darren. O filme é um dos melhores do ano, 2º melhor para mim, e nem sequer foi indicado. Talvez não seja um assunto do momento.

Por que não foi indicado: O que um filme da luta chamada Wrestling acrescentaria ao ano? Nada. Um filme de díficil compreensão para aqueles que não entendem de cinema.



Wall-E de Andrew Stanton

Uma animação como um dos melhores filmes do ano, é difícil. Mas essa tarefa não é dificil para a Pixar, que bancou a melhor animação do ano. Wall-E é tão bom, mas é tão diferente. Primeiro, não tem falas. Segundo, fala sobre temas adultos. Pera ai, quem disse que animação é só para crianças?

Por que mereceria ser indicado: Inovação, isso que se reduz ao filme. O filme merecia ser indicado, pois é um dos melhores filmes do ano, sem dúvidas.

Por que não foi indicado: Pera ai, o filme já foi indicado a Melhor Animação, para que colocaríamos em filme também? Além do mais, é uma animação e ainda temos preconceitos.





Batman - O Cavaleiro das Trevas por Christopher Nolan

Um dos melhores filmes do ano, e também o melhor filme baseado em um HQ, ou comic book. Aliás, o filme é tão bom, que tecnicamente conseguiu 7 indicações ao Oscar, mas as categorias mais importantes não chegou nem perto. Por quê, a resposta veio de Hugh Jackman no Oscar.

Por que mereceria ser indicado: Independetemente de ser uma animação ou um filme de super herói. O que é bom, deve ser homenageado. Nesse caso, o filme chegou muito perto de ser indicado, mas foi esnobado. Até entenderia se a direção de Nolan não fosse indicada, e só fosse indicado a Melhor filme, mas nem isso aconteceu.

Por que não foi indicado: "How come comic book movies never get nominated? How can a billion dollars be unsophisticated. Everyone went to see The Dark Knight. What am I doing to think it's not right? [..] "- Oscar opening number by Hugh Jackman.


Menções honrosas: Gran Torino de Clint Eastwood, Na Mira do Chefe e Foi Apenas um Sonho.