26 janeiro, 2009

Quem quer ser um Milionário? na dianteira.

Ontem ocorreu a cerimônia do famoso prêmio SAG (Screen Actors Guild), que premia as melhores atuações do ano e o melhor elenco. O prêmio é muito conhecido por ser o indicador e o melhor termômetro para o Oscar. Os vencedores dessa edição são os seguintes:

Melhor Ator

Sean Penn por Milk - A Voz da Igualdade

Outros indicados:

Richard Jenkins - The Visitor
Frank Langella - Frost/Nixon
Brad Pitt - O Curioso Caso de Benjamin Button
Mickey Rourke - O Lutador

A vitória de Sean Penn aqui foi esperada, onde a briga pela vitória estava entre o Mickey Rourke e o próprio Sean Penn. Essa disputa continuará na noite de Oscar, já que Rourke ainda tem muitas chances de vencer. Rourke venceu o Globo de Ouro e Sean Penn leva o prêmio do SAG. Agora a disputa ficou mais acirrada.

Melhor Atriz


Meryl Streep por Dúvida


Outros indicados:

Anne Hathaway - O Casamento de Rachel
Angelina Jolie - A Troca
Melissa Leo - Rio Congelado
Kate Winslet - Foi apenas um Sonho

Nessa categoria existiam 2 atrizes com chances concretas de levar o prêmio, a Anne Hathaway ou a Meryl Streep. O problema é que com a vitória de Meryl, a mesma cresce enormemente na disputa do Oscar, e deixa Hathaway praticamente sem chances de vencer. A única dúvida é se premiarão uma atriz já premiada duas vezes pelo Oscar ou se darão o prêmio para a 6 vezes indicada e infelizmente nunca premiada Kate Winslet.

Melhor Ator Coadjuvante

Heath Ledger por Batman: O Cavaleiro das Trevas

Outros indicados:

Josh Brolin - Milk - A Voz da Igualdade
Robert Downey Jr. - Trovão Tropical
Philip Seymour Hoffman - Dúvida
Dev Patel - Quem quer ser um Milionário?

Heath Ledger conseguiu realmente consolidar seu prêmio em todos os lugares por onde passou. A atuação do astro realmente é impactante e merece todo o reconhecimento. Aliás, acredito que nenhum dos outros indicados ao Oscar não tem o mínimo de chance de destronar Ledger.

Melhor Atriz Coadjuvante

Kate Winslet por O Leitor

Outros indicados:

Amy Adams - Dúvida
Penélope Cruz - Vicky Cristina Barcelona
Viola Davis - Dúvida
Taraji P. Henson - O Curioso Caso de Benjamin Button

Kate Winslet é outra que está levando todos os prêmios pela suposta atuação coadjuvante que na realidade é principal. Se caso ela tivesse sido indicada ao oscar como atriz coadjuvante, o prêmio seria dela. Mas agora a coisa complicou quando ela vê atrizes como Meryl Streep pela frente. Espero que ela vença dessa vez.

Melhor Elenco

Quem quer ser um Milionário?

Outros indicados:

Dúvida
O Curioso Caso de Benjamin Button
Milk - A Voz da Igualdade
Frost/Nixon

Eu não entendo essa categoria. Um filme como esse (Quem quer ser um Milionário?) teve apenas um ator indicado ao prêmio (Dev Patel), e ao mesmo tempo que o filme Dúvida teve 4 indicações de atuções. Obviamente o prêmio seria destinado para Dúvida, mas não foi! Foi para Quem quer ser um Milionário? injustamente. Acredito que para o SAG a categoria de Melhor Elenco é similar à um Melhor Filme, e acabam confundindo as coisas, já que o elenco de Quem quer ser um Milionário? não é tão bom assim. Mas o que podemos dizer é que com a vitória de Elenco e a vitória do PGA (Producers Guild of America) de melhor filme do ano, o filme de Danny Boyle está na dianteira para vencer o Oscar, infelizmente.

Postado por Rodrigo Mathias.