26 setembro, 2007

O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias

O Ministério da Cultura selecionou hoje o filme que irá representar o Brasil na disputa por uma indicação ao Oscar 2008. E o escolhido foi O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias. O filme escolhido derrotou outros 17 concorrentes que aspiravam pela vaga, dentre eles O Céu de Suely, Cidade dos Homens e o tão polêmico e falado ultimamente, Tropa de Elite.
O filme de Cao Hamburguer conta a história de Mauro, um menino de 12 anos que se vê no meio da proliferação da Ditadura Militar no Brasil. Nada disso toma a atenção do garoto, que só se preocupa em ver o Brasil tri-campeão da copa do mundo de futebol. Seus pais por serem da esquerda política, fogem para viver na clandestinidade e deixam o menino aos cuidados do avô. Dai então Mauro se dapara com um mundo totalmente novo, onde as descobertas acontecem a todo momento.
A decisão de indica-lo à disputa na categoria de Melhor Filme Estrangeiro, ficou na responsabilidade de uma comissão formada pelos cineastas Hector Babenco e Bruno Barreto, juntos com o crítico Rubens Ewald Filho e os jornalistas Ana Paula Sousa e Pedro Butcher.
O filme será lançado comercialmente nos cinemas dos Estados Unidos em dezembro e será submetido à crítica da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood. A lista dos indicados será divulgada no dia 22 de Janeiro de 2008 e a premiação ocorrerá em 24 de Fevereiro.
Pessoalmente, eu achei o filme sensacional. Apesar de ter ficado em dúvida entre ele e O Céu de Suely, achei que no final O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias seria escolhido. O filme é uma emocionante história de superação, descobertas e solidariedade, com um excelente e bem trabalhado roteiro e uma direção muito eficiente. O filme nos deixa atentos ao que irá acontecer em seguida e possui um padrão técnico como fotografia e trilha sonora que são impressionantes. As atuações são muito bem construídas em todo o elenco. Resumindo, o filme é excelente, prazeiroso de assistir e mereceu a indicação. Acredito que tenha boas chances de ser indicado. É uma obra diferente das que o Brasil costuma fazer.

Postado por Leonardo Pereira


15 setembro, 2007

Mais alguns filmes!

Teria época melhor de voltar à ativa, se não fosse a temporada de previsões do Oscar? Não sei, mas acredito que não exista época melhor para os cinéfilos, todos comentando dos filmes que estão saindo, que tem potenciais e essas coisas. O bom, é aproveitar muito agora até meados de março, por que depois disso, será a era da seca cinematográfica. Vamos direto ao assunto: mais alguns filmes que tem potencial alto no Oscar!


1 - There Will Be Blood


Paul Thomas Anderson é um dos mais famosos e mais artísticos diretores da atualidade. Alguns exemplos da bela filmografia desse gênio poderiam ser "Magnólia" e "Boogie Nights".
O filme "There Will Be Blood" é sobre a relação de um pai e seu filho numa história de ambição, religião, família e petróleo no interior da América com contexto político.
A trama fala de intrigas na indústria petrolífera e de escândalos políticos que partem da Califórnia e sujam paletós em esfera nacional. O roteiro é livremente inspirado no livro e mostra o negócio da perfuração de poços no Sul do Estado como uma nova corrida pelo ouro. Day-Lewis interpreta um prospector - aquele profissional que conhece e indica terrenos metalíferos - que compra os direitos de extração do rancho de uma família e acaba encontrando lá uma arca do tesouro na forma de petróleo.
Primeiramente podemos ver que o filme possui uma produção maravilhosa, uma direção esplêndida e contando com Daniel Day-Lewis e Paul Dano no elenco. Tenho a impressão que o filme não nos desapontará.

Se você quiser conferir o trailer, ele só está disponível no Youtube, clicando
aqui.

2 - Sweeney Todd

Tim Burton é reconhecido pelos seus filmes praticamente sempre pelo humor negro, pela ironia e pelas histórias "bizarras" como (Edward Mãos de Tesoura, A Lenda do Cavaleiro sem Cabeça, Peixe Grande, A Fantástica Fábrica de Chocolate, A Noiva Cadáver, etc). Agora, em seu mais novo trabalho, não será diferente.
A história se baseia no lendário barbeiro Benjamin Barker, que, depois de ser injustamente expulso de Londres e ver sua esposa e sua filha caírem em desgraça, retorna adotando o pseudônimo de Sweeney Todd para consumar sua vingança. Ao lado da quituteira Mrs. Lovett ,o vingador arma um plano infernal: na cadeira do barbeiro assassina seus clientes, enquanto ela usa os restos mortais para assar tortas que viram a sensação de Londres.
Além da maioria dos filmes de Tim Burton ser nesse estilo, estes contam com um atrativo mais que especial. O Johnny Depp (e o mais estranho é que Depp nunca foi indicado ao Oscar por algum filme que Burton tenha dirigido, por isso, afirmo que minha aposta que venho mantendo a meses, é que Depp não será somente indicado, como levará a estatueta para casa).
O filme contará com um elenco e uma produção magnífica , teremos Helena Bonham Carter como a quituteira, Alan Rickman (Snape da série Harry Potter) como o juiz que o condena e Sacha Baron Cohen (Borat) que é um comparsa do juiz.

Ainda não foi lançado o trailer, mas assim que chegar o Diário de Dois Cinéfilos informará aos leitores.

3 - The Golden Age

Elizabeth: The Golden Age não ficou cotado por si mesmo, e sim pelo seu filme anterior. O anterior conseguiu ser indicado a algumas categorias do Oscar (incluindo à Melhor Filme).
Uma curiosidade é que aquele filme foi o que fez com que Cate Blanchett conseguisse sua primeira indicação ao Oscar. Depois que foi lançado o trailer, a opinião foi unânime, o filme não será somente mais uma continuação, e sim pode até conseguir (e provavelmente irá) se tornar melhor que o anterior.
Se o primeiro filme mostrava a resistência de Elizabeth diante dos encargos do poder, na Era de Ouro (que será retratada no filme em questão)
a rainha não será especialmente lúcida. A destruição total da armada espanhola em 1588 e a execução da Rainha Mary da Escócia estão entre os seus atos no trono inglês de então.
Em "The Golden Age", contamos com Sir Walter Raleigh (Clive Owen), figura central dos boatos a respeito da vida afetiva de Elizabeth I. A Rainha Virgem da Inglaterra teria mantido uma fulminante paixão com o cortesão e aventureiro, para quem garantia propriedades e privilégios mercantis. Até hoje, nada foi comprovado, mas historiadores defendem que a Elizabeth era, inclusive, extremamente ciumenta frente às relações abertas de Raleigh - tanto que o castigou quando se tornou pública a aproximação do ex-soldado com uma das damas de companhia da rainha.
Shekhar Kapur, o mesmo que dirigiu o primeiro filme de Elizabeth, repetirá a direção em The Golden Age, Cate Banchett (uma das que já encabeça a lista de previsões) voltará a ser a Rainha Elizabeth, Geoffrey Rush voltará a ser Sir Francis Walsingham( o manipulador que arquitetou a campanha da rainha para consolidar seu poder e se estabelecer como a regente inglesa) e Clive Owen aparece na segunda edição pela primeira vez, incorporando o primeiro amor de Elizabeth.
Além do elenco, podemos perceber pelo trailer que a parte técnica do filme também estará esplêndida.

Se você tiver o plugin do Quick time, clique
aqui.
Senão clique
aqui e veja no Youtube.


Esses são considerados alguns dos mais esperados do Oscar. Porém, segue abaixo uma lista com alguns filmes que ainda estão na briga. (Excetuando os filmes "No Country for Old Men" e "Reservation Road" que foram citados no post anterior)¹.

In the Valley of Elah de Paul Haggis;
Lust, Caution de Ang Lee;
The Assassination of Jesse James by the Coward Robert Ford de Andrew Dominik;
Atonement de Joe Wright;
Away from Her de Sarah Polley;
The Kite Runner (Caçador de Pipas) de Marc Forster;
3:10 to Yuma de James Mangold;
Charlie Wilson's War de Mike Nichols;
American Gangster de Ridley Scott;
Eastern Promises de David Cronenberg;
I'm Not There de Todd Haynes;
Michael Clayton de Tony Gilroy.

OBS¹: Depois da recepção de "Rendition" no Festival de Toronto (que foi desastrosa), melhor ficarmos atentos com esse filme, que pode sair da lista dos possíveis indicados.

UPDATE: Agradeço ao Wanderley Teixeira pela correção!

E antes que comece a tudo se atrasar, digo por aqui que quem quiser participar do Bolão dos Indicados ao Oscar de 2008 que se identifiquem nos comentários! No próximo post, as datas de entrega das apostas, a pontuação de cada categoria e etc! Participem!!!!

Postado por Rodrigo Mathias
[3 Meses]

07 setembro, 2007

As 3 Promessas!!

Bom pessoal, depois de um longo tempo ausente, estamos de volta.... Devido às diversas atividades do dia a dia, como faculdade, escola, entre outros, tivemos que dar uma pausa e nos concentrar apenas em algumas atividades. Infelizmente o blog ficou um bom tempo desatualizado, inclusive aproveitamos a ocasião para pedir desculpas aquelas pessoas que nos cobraram sobre o blog. Mas queremos dizer que estamos voltando com todo o gás cinéfilo.

E pra começar, falaremos aqui de três dos vários filmes que prometem para a temporada pré-oscar. Esses filmes estão em todos os "bancos de aposta" de possíveis indicados para a premiação e com base nos respectivos trailer, pudemos ter uma excelente idéia das maravilhas que vêm por ai. Os três são: Rendition, Reservation Road e No Country For Old Men.


1 - Rendition

Rendition é dirigido por Gavin Hood, que ganhou um oscar com o filme estrangeiro Tsotsi. Conta a história de uma mulher (Reese Witherspoon) que luta contra um sistema para libertar seu marido de uma prisão política. O marido nasceu no Egito e foi embora com a família para os Estados Unidos; após o 11 de Setembro ele passa a ser considerado prisioneiro político e é investigado pela polícia secreta egípcia. O filme conta com um elenco de peso, e que já são registrados nos prêmios da academia: Reese Witherspoon, Jake Gyllenhaal, Meryl Streep e Alan Arkin.
Parecer: De acordo com o trailer, podemos perceber que o filme vai ser intenso. Um drama político com uma temática forte e polêmica. Atuações espetaculares de todo o elenco também irão rechear a tela. Na maioria das apostas do Oscar, o filme parece bem cotado como um forte candidato inclusive em Filme e Direção. Eu também creio que o filme irá surpreender e que terá seu lugar ao sol. Pelo menos o trailer é de arrepiar.
Caso tenha o quick time, confira o trailer aqui .


2 - Reservation Road

Reservation Road, é dirigido por Terry George, diretor do excelente Hotel Rwanda. O filme conta a história de um professor (Joaquin Phoenix) que sofre muito com a perda de seu filho, que morreu atropelado. Enquanto ele e a mulher (Jennifer Connelly) buscar maneiras de amenizar esse sofrimento, o professor parte desesperadamente em busca do assassino do seu filho. Parecer: Assim como Rendition, Reservation Road também tem um elenco excelente e que já tem nomes no Oscar: Joaquin Phoenix, Jennifer Connelly e Mira Sorvino. Inclusive as apostas dizem que esse pode ser o ano do Joaquin, e que ele é o mais cotado pra levar melhor ator. O filme parece ser aquele drama do tipo que a Academia gosta (vide Crash), mas não só por isso. Pelo trailer, parece ser um filme tocante e muito bem elaborado, com personagens profundos e um drama de primeira linha. Permitam-me uma observação pessoal; se esse filme tiver a mesma sensibilidade e emoção de Hotel Rwanda, podem contar que ele vai ser um dos grandes premiados nos festivais de cinema mundo afora. Confira o trailer aqui.

3 - No Country For Old Men

No Country For Old Men é dirigido pelos famosos irmãos Ethan e Joel Coen, dupla mais que famosa no mundo do cinema, que dirigiram inclusive os ótimos O Homem Que Não Estava Lá e Fargo. O filme é baseado na obra do vencedor do prêmio Pullitzer, Cormac McCarthy. É ambientado no Texas, no ano de 1980, em que um jovem veterano do Vietnã aproveita uma venda mal feita de drogas para fugir com uma valise cheia de dinheiro. Mas ele precisa correr, e muito rápido, porque atrás dele vêm dois assassinos indignados e sedentos pela grana.
Parecer: Pelo trailer o filme parece ser um suspense de primeira linha. Os Irmãos Coen sabem como criar um clima. Javier Bardem parace está ótimo no papel de um homem quase psicopata, personagem que inclusive pode lhe render uma indicação ao oscar. O veterano Tommy Lee Jones, como sempre também está dando o máximo de si para seu personagem. É um filme de suspense, com um misto de faroeste que parece que vai se dar muito bem.
Confira o trailer
aqui.

Então é isso pessoal. Esse foi um pequeno aperetivo das ótimas obras cinematográficas que estão vindo por aí. O blog está de volta a todo vapor e dessa vez pretendemos não dar nenhuma pausa. Agradecemos a visita de todos que nos acompanham e deixamos aqui o convite para voltarem sempre aqui, pra conferir as novidades do mundo do cinema.

Postado por Leonardo Pereira.