31 janeiro, 2009

Crítica dos Cinéfilos

Foi Apenas um Sonho
Por Rodrigo Mathias

Dirigido por Sam Mendes. Com: Leonardo DiCaprio, Kate Winslet, Michael Shannon, David Harbour, Richard Easton, Kathryn Hahn, Dylan Baker, Jay O. Sanders, Zoe Kazan, Kathy Bates.


Sam Mendes é um dos diretores mais competentes da atualidade. Com seus três filmes, todos de aspectos ligeiramente diferentes, mas em conteúdo sempre eram vastos. Primeiro, com Beleza Americana, um dos cinco melhores filmes que já vi na minha vida. O filme critica o famoso american way of life e além de tudo consegue ser um filme reflexivo e poético. Depois veio o filme Estrada para a perdição não tão primoroso quanto o primeiro, mas ainda assim muito eficaz. O último filme de Mendes foi Soldado Anônimo, igualmente poderoso mas com diversas concepções diferentes acerca do filme. Por fim, o projeto mais comentado do diretor após Beleza Americana é sem dúvidas Foi Apenas um Sonho, e posso dizer que também é o melhor filme de Mendes desde Beleza Americana. O motivo de tanto falatório do filme é por causa do reencontro de Kate Winslet e Leonardo Di Caprio, que desde Titanic não fizeram nenhum papel juntos.

Foi Apenas um Sonho segue a linha traçada por Beleza Americana, que mostra que o american way of life não é tão perfeito. E posso dizer que Sam Mendes nos presenteou com um dos melhores filmes do genêro. Se esperam um romance água com açúcar, podem ir desesperançosos ao cinema, pois o filme é um drama. O filme requer pouquissimo romance, já que os alicerces do filme seriam sobre o matrimônio e suas consequências negativas.

Leonardo Di Caprio vive Frank e Kate Winslet vive April, um casal que iniciou tudo conforme o padrão, apaixonados, e com sede de viver. Após um tempo, April é apresentada com dois filhos e uma esposa extremamente sofrida, já Frank é o famoso marido que não admite que algo possa estar dando errado no relacionamento. O problema é que ambos não se amam como antigamente, e quando surge a oportunidade de irem à Paris para realmente viver, que as esperanças de um novo amor surgir retornam (April principalmente).

Leonardo Di Caprio se entrega tão plenamente ao papel que chega a se tornar uma das melhores atuações do astro, que vem cada vez mais provando seu talento. Kate Winslet nem precisa de adjetivos, já que sua atuação por si mesma dá conta do recado. Mas o mais interessante é que Michael Shannon é quem rouba a cena, nas pouquissimas vezes em que aparece. Ele é uma das pessoas que diz o que pensa no filme, e com isso consegue realmente merecer sua indicação ao Oscar. Seria realmente dificil se sobressair entre astros dos calibre em que Shannon contracenou, mas isso não foi empecilho e temos uma das melhores cenas com ele.



A direção de Sam Mendes é segura e consegue manter o drama sem apelar para o piegas ou o clichê. O que vemos nas telas é realmente real, sensível e ao mesmo tempo forte. As discussões entre Frank e April são extremamente bem escritas por Justin Haythe e conduzidas com maestria por Mendes, aliás, fazia tempo que não via cenas tão complexas dramaticas tão bem inseridas quanto nesse filme. Lembrando que o desfecho do filme é realmente uma das melhores partes do filme.

Tecnicamente o filme merece certa ênfase por sua produção artística, sua fotografia e sua trillha. A fotografia do filme é tão perfeita que chega a complicar os membros da Academia na escolha, talvez injusta em excluir o filme. Determinada cena em que me esbanjei do conceito de fotografia é onde um baile possui toda a coloração verde e os personagens principais estão com a fotografia pastel padrão. Conforme a câmera habilidosa de Mendes passa pelo caminho, vemos a interpolação entre o ambiente verde e o pastel, conprovando a fotografia de mestre. A trilha de Thomas Newman não fica muito para trás, e confere o sentimento de repetidão que o filme precisa.

Finalizando, fazia tempo que não via um filme com diálogos tão complexos e bem inseridos, que fez que Foi Apenas um Sonho se torne um dos melhores dramas dos últimos tempos. E temos que realmente agrader Mendes por nos prover um reencontro de Winslet e Di Caprio tão proveitoso.


Cotação: [Muito Bom]

Marcadores: , , , , , ,

26 janeiro, 2009

Quem quer ser um Milionário? na dianteira.

Ontem ocorreu a cerimônia do famoso prêmio SAG (Screen Actors Guild), que premia as melhores atuações do ano e o melhor elenco. O prêmio é muito conhecido por ser o indicador e o melhor termômetro para o Oscar. Os vencedores dessa edição são os seguintes:

Melhor Ator

Sean Penn por Milk - A Voz da Igualdade

Outros indicados:

Richard Jenkins - The Visitor
Frank Langella - Frost/Nixon
Brad Pitt - O Curioso Caso de Benjamin Button
Mickey Rourke - O Lutador

A vitória de Sean Penn aqui foi esperada, onde a briga pela vitória estava entre o Mickey Rourke e o próprio Sean Penn. Essa disputa continuará na noite de Oscar, já que Rourke ainda tem muitas chances de vencer. Rourke venceu o Globo de Ouro e Sean Penn leva o prêmio do SAG. Agora a disputa ficou mais acirrada.

Melhor Atriz


Meryl Streep por Dúvida


Outros indicados:

Anne Hathaway - O Casamento de Rachel
Angelina Jolie - A Troca
Melissa Leo - Rio Congelado
Kate Winslet - Foi apenas um Sonho

Nessa categoria existiam 2 atrizes com chances concretas de levar o prêmio, a Anne Hathaway ou a Meryl Streep. O problema é que com a vitória de Meryl, a mesma cresce enormemente na disputa do Oscar, e deixa Hathaway praticamente sem chances de vencer. A única dúvida é se premiarão uma atriz já premiada duas vezes pelo Oscar ou se darão o prêmio para a 6 vezes indicada e infelizmente nunca premiada Kate Winslet.

Melhor Ator Coadjuvante

Heath Ledger por Batman: O Cavaleiro das Trevas

Outros indicados:

Josh Brolin - Milk - A Voz da Igualdade
Robert Downey Jr. - Trovão Tropical
Philip Seymour Hoffman - Dúvida
Dev Patel - Quem quer ser um Milionário?

Heath Ledger conseguiu realmente consolidar seu prêmio em todos os lugares por onde passou. A atuação do astro realmente é impactante e merece todo o reconhecimento. Aliás, acredito que nenhum dos outros indicados ao Oscar não tem o mínimo de chance de destronar Ledger.

Melhor Atriz Coadjuvante

Kate Winslet por O Leitor

Outros indicados:

Amy Adams - Dúvida
Penélope Cruz - Vicky Cristina Barcelona
Viola Davis - Dúvida
Taraji P. Henson - O Curioso Caso de Benjamin Button

Kate Winslet é outra que está levando todos os prêmios pela suposta atuação coadjuvante que na realidade é principal. Se caso ela tivesse sido indicada ao oscar como atriz coadjuvante, o prêmio seria dela. Mas agora a coisa complicou quando ela vê atrizes como Meryl Streep pela frente. Espero que ela vença dessa vez.

Melhor Elenco

Quem quer ser um Milionário?

Outros indicados:

Dúvida
O Curioso Caso de Benjamin Button
Milk - A Voz da Igualdade
Frost/Nixon

Eu não entendo essa categoria. Um filme como esse (Quem quer ser um Milionário?) teve apenas um ator indicado ao prêmio (Dev Patel), e ao mesmo tempo que o filme Dúvida teve 4 indicações de atuções. Obviamente o prêmio seria destinado para Dúvida, mas não foi! Foi para Quem quer ser um Milionário? injustamente. Acredito que para o SAG a categoria de Melhor Elenco é similar à um Melhor Filme, e acabam confundindo as coisas, já que o elenco de Quem quer ser um Milionário? não é tão bom assim. Mas o que podemos dizer é que com a vitória de Elenco e a vitória do PGA (Producers Guild of America) de melhor filme do ano, o filme de Danny Boyle está na dianteira para vencer o Oscar, infelizmente.

Postado por Rodrigo Mathias.

25 janeiro, 2009

Oscar 2009 - Indicados


Uau, mais um ano de indicados chega e posso dizer que fiquei satisfeito com as indicações, e um pouco surpreso como algumas (todos os anos temos surpresas). A surpresa real desse ano foi a indicação inesperadíssima de O Leitor nas categorias de Filme e Direção, desbancando o filme Batman: O Cavaleiro das Trevas que estava quase garantido em Melhor Filme e diversos outros filmes como Wall-E, O Lutador e Dúvida. Aliás, até que esperava a não indicação de Christopher Nolan, para dar espaço à Darren Aronosfsky em direção, mas a não indicação em Melhor filme chega a ser um pouco incomum, principalmente para dar espaço ao filme O Leitor. Tudo bem, o filme é sobre o holocausto, um genêro muito apreciado pelos votadores do Oscar. Além disso, Stephen Daldry é o queridinho da Academia, pois todos seus filmes feitos (Billy Elliot, As Horas e agora, O Leitor) foram indicados a direção no Oscar, um feito realmente plausível. Mas o pior disso tudo é que o filme de Daldry foi inteiramente massacrado pela crítica e dizem que a única coisa boa do filme é a atuação de Kate Winslet. Outra surpresa da noite foi a troca de categorias de Kate, que estava eleita para melhor Atriz coadjuvante e foi indicada a Melhor atriz principal pelo filme O Leitor, algo que me parece justo. Parece que o estúdio de O Leitor resolveu fazer isso para que não ocorre um conflito com a performance de Winslet em Foi Apenas um Sonho. O Curioso Caso de Benjamin Button foi o grande indicado, 13 indicações no total, seguido de perto de Quem Quer Ser um Milionário? com 10. Milk e Batman: O Cavaleiro das Trevas fecham a lista com 8 indicações cada. Em geral, o Oscar me parece bem divido, 4 dos filmes já estavam garantidos e apenas o Batman foi para o saco. Abaixo segue as indicações desse Oscar, com comentários e acertos da equipe.


Mãe, estou com 13 indicações!

Melhor Filme

Frost/Nixon
O Curioso Caso de Benjamin Button
O Leitor
Milk - A Voz da Igualdade
Quem quer ser um Milionário?

Acertos do Leonardo: 4/5 - 80%
Acertos do Rodrigo: 4/5 - 80%

Realmente, a categoria já tinha 4 filmes como fechados, a única dúvida para mim seria referente à Batman: O Cavaleuro das Trevas, que foi destronado na última hora. Minha torcida está apontando diretamente para O Curioso Caso de Benjamin Button.

Melhor Direção

Danny Boyle - Quem quer ser um Milionário?
Stephen Daldry - O Leitor
David Fincher - O Curioso Caso de Benjamin Button
Ron Howard - Frost/Nixon
Gus Van Sant - Milk - A Voz da Igualdade

Acertos do Leonardo: 4/5 - 80%
Acertos do Rodrigo: 3/5 - 60%


A minha certeza pela indicação de Darren fez com que eu perdesse um indicado, que soa até um pouco estranha. Tive a oportunidade de ver o filme O Lutador e a direção do filme é tão soberba que realmente foi a esnobada do ano.

Melhor Roteiro Original

Dustin Lance Black - Milk - A Voz da Igualdade
Andrew Stanton, Jim Reardon e Pete Docter - Wall-E
Martin McDonagh - Na Mira do Chefe
Mike Leigh - Simplesmente Feliz
Courtney Hunt - Rio Congelado

Acertos do Leonardo: 3/5 - 60%
Acertos do Rodrigo: 2/5 - 40%

Vicky Cristina Barcelona não iria ser indicado, disso eu imaginava, não gostei do roteiro do filme a esse ponto. Mas ver Na Mira do Chefe e Rio Congelado aqui foi a maior surpresa do Oscar. Dois filmes simples e independentes apareceram por aqui e fez com que a quantidade de acertos nessa categoria diminuísse para todos. Alíás, Na Mira do Chefe foi indicado ao PDC de Melhor roteiro Original.

Melhor Roteiro Adaptado

Eric Roth e Robert Swicord - Curioso Caso de Benjamin Button
John Patrick Shanley -Dúvida
Peter Morgan - Frost/Nixon
David Hare - O Leitor
Simon Beaufoy -Quem Quer Ser um Milionário?

Acertos do Leonardo: 5/5 - 100%
Acertos do Rodrigo: 5/5 - 100%

Digamos que aqui compensou o anterior, não havia dúvidas sobre 4 desses indicados. As únicas ameaças eram Foi Apenas um Sonho e Batman- O Cavaleiro das Trevas. Mas com a esnobada em ambos e o prestígio de O Leitor, nada mais óbvio do que vê-lo aqui também.

Melhor Ator

Richard Jenkins - The Visitor
Frank Langella - Frost/Nixon
Sean Penn - Milk - A Voz da Igualdade
Brad Pitt - O Curioso Caso de Benjamin Button
Mickey Rourke - O Lutador

Acertos do Leonardo: 4/5 - 80%
Acertos do Rodrigo: 4/5 - 80%

Clint Eastwood parecia estar garantido no Oscar por sua performance em Gran Torino, tanto por ser o queridinho da Academia, quanto por parecer apresentar uma boa atuação. Aliás, dizem que seria sua última atuação, mas acredito que não. Apenas conferi a atuação de Pitt e de Rourke e digo que torço por Rourke e estranho a indicação de Pitt. Isso por que a atuação dele como "velho" é boa, mas quando ele tem sua idade normal no filme, ele soa tão simplista. Uma atuação boa sim, mas não espetacular.

Melhor Atriz

Anne Hathaway - O Casamento de Rachel
Angelina Jolie - A Troca
Melissa Leo - Rio Congelado
Meryl Streep - Dúvida
Kate Winslet - O Leitor

Acertos do Leonardo: 3/5 - 60%
Acertos do Rodrigo: 3/5 - 60%


Enquanto uns diziam que Angelina Jolie não seria indicada para dar lugar para Melissa Leo. Na verdade, foram indicada as duas e deixaram Sally Hawkins de fora. Além disso elevaram a atuação de Winslet em O Leitor para melhor atuação principal e não coadjuvante, justo. Uma boa seleção, e se Angelina Jolie não fosse indicada, seria muito estranho, sua atuação é soberba.

Melhor Atriz Coadjuvante

Amy Adams - Dúvida
Penelope Cruz - Vicky Cristina Barcelona
Viola Davis - Dúvida
Taraji P. Henson - O Curioso Caso de Benjamin Button
Marisa Tomei - O Lutador

Acertos do Leonardo: 4/5 - 80%
Acertos do Rodrigo: 4/5 - 80%



Essa categoria era barbada, com a ausência de Winslet aqui, os espaços ficaram liberadíssimos para Amy Adams conseguir outra indicação ao Oscar. Aliás, ainda bem que Marisa Tomei foi indicada, já que sua indicação em O Lutador está muito boa. Sem problemas para uma provável vitória de Penelope Cruz.


Melhor Ator Coadjuvante

Robert Downey Jr. - Trovão Tropical
Philip Seymour Hoffman - Dúvida
Heath Ledger - Batman - O Cavaleiro das Trevas
Josh Brolin - Milk - A Voz da Igualdade
Michael Shannon - Foi Apenas um Sonho

Acertos do Leonardo: 4/5 - 80%
Acertos do Rodrigo: 4/5 - 80%

Outra categoria bastance concreta. As indicações de Downey Jr., Hoffman, Ledger e Brolin estavam garantidissímas. E ninguém tem dúvida sobre a vitória de Heath Ledger. Ainda bem que Dev Patel não foi indicado, já que sua atuação não é tão fenomenal ao ponto de entrar no Oscar, e aliás, seu papel é como Ator e não como Ator coadjuvante. Michael Shannon foi indicado com apenas 10 minutos de aparição no filme, assim como Viola Davis foi em atriz coadjuvante.

Melhor Filme Estrangeiro

Valsa com Bashir
The Baader-Meinhof Complex
Entre Les Murs
Departures
Revanche

Acertos do Leonardo: 3/5 - 60%
Acertos do Rodrigo: 3/5 - 60%


Nada a comentar, pois não vi nenhum dos filmes. Só Gomorra que deveria estar entre esses, mas sempre temos algo para discutir sobre essa categoria no Oscar.

Melhor Filme de Animação

Kung Fu Panda
Wall-E
Bolt - Supercão

Acertos do Leonardo: 2/3 - 66,66%
Acertos do Rodrigo: 2/3 - 66,66%

Era tão óbvio que o Oscar não indicaria o mesmo filme em duas categorias de Melhor filme. Melhor filme estrangeiro e melhor animação? Vamos por Bolt, que ninguém reclama.

Melhor Documentário

The Betrayal
Encounters at the End of the World,
The Garden
Man on Wire
Trouble the Water

Acertos do Leonardo: 4/5 - 80%
Acertos do Rodrigo: 3/5 - 60%


Nada a comentar, exceto que Man on Wire provavelmente sairá com a estatueta na mão.

Melhor Fotografia

Tom Stern -A Troca
Claudio Miranda - O Curioso Caso de Benjamin Button
Wally Pfister - Batman - O Cavaleiro das Trevas
Chris Menges e Roger Deakins - O Leitor
Anthony Dod Mantle - Quem quer ser um Milionário?

Acertos do Leonardo: 4/5 - 80%
Acertos do Rodrigo: 4/5
- 80%

Lembro que logo que vi o trailer de A Troca, senti que sua fotografia era primorosa. Nas primeiras previsões do Oscar, em Setembro e Outubro eu cheguei a inclui-la. Mas depois, era imaginado que Roger Deakins seria indicado duplamente, de novo. Mas ainda bem que Stern teve seu primeiro reconhecimento, ele realmente merece. Minha torcida fica com Claudio Miranda, que fez um trabalho primoroso em Benjamin Button.

Melhor Direção de Arte

O Curioso Caso de Benjamin Button
A Troca
Foi Apenas um Sonho
Batman - O Cavaleiro das Trevas
A Duquesa

Acertos do Leonardo: 3/5 - 60%
Acertos do Rodrigo: 4/5 - 80%


Uma seleção extremamente boa, com destaque nos quatro primeiros que já eram dados como certos. A Duquesa apareceu de surpresa, mas ainda assim sua presença é justificavel. Minha torcida continua com Benjamin Button.

Melhor Figurino

Austrália
O Curioso Caso de Benjamin Button
A Duquesa
Milk - A Voz da Igualdade
Foi Apenas um Sonho

Acertos do Leonardo: 4/5 - 80%
Acertos do Rodrigo: 4/5 - 80%

A presença surpreendente de Milk aqui fez todos errarem um filme em suas apostas. Eu esperava que A Troca iria emplacar aqui também, mas não foi bem assim. O restante dos indicados eram esperados.

Melhor Montagem

O Curioso Caso de Benjamin Button
Batman - O Cavaleiro das Trevas
Frost/Nixon
Milk - A Voz da Igualdade
Quem quer ser um Milionário?

Acertos do Leonardo: 4/5 - 80%
Acertos do Rodrigo: 5/5 - 100%


Nada a informar, apenas que a lista está indica que as melhores edições correspondem quase que perfeitamente nos melhores filmes. Nessa categoria, ninguém tira o prêmio de Quem quer ser um Milionário?.

Melhor Maquiagem

O Curioso Caso de Benjamin Button
Batman - O Cavaleiro das Trevas
Hellboy 2

Acertos do Leonardo: 2/3 - 66,66%
Acertos do Rodrigo: 2/3 - 66,66%


Uma categoria com 3 maquiagens onde o forte era o envelhecimento estavam sendo apostados pela maioria (Sinédoque, Nova York e O Leitor). Mas eu já achava que a maquiagem de envelhecer de Benjamin Button e os monstros criados por Del Toro deveriam ser indicados. Além disso, Batman aparece aqui com uma das maquiagens mais simples dos últimos anos, mas muito eficaz. Pelo que lembro, a única maquiagem do filme é a do Coringa e de alguns ferimentos que são sempre muito bem feitos.

Melhores Efeitos Visuais

O Curioso Caso de Benjamin Button
Batman - O Cavaleiro das Trevas
Homem de Ferro

Acertos do Leonardo: 3/3 - 100%
Acertos do Rodrigo: 2/3 - 66,66%

Batman prova seu poder nas categorias técnicas e aparece (com um pouco de surpresa) aqui também. Homem de Ferro e Benjamin Button já eram dados como certos.

Melhor Edição de Som

Batman - O Cavaleiro das Trevas
Wall-E
Homem de Ferro
Quem quer ser um Milionário?
O Procurado

Acertos do Leonardo: 3/5 - 60%
Acertos do Rodrigo: 3/5 - 60%

Quem quer ser um Milionário? seguiu a dica de Onde os Fracos não Têm Vez e foi indicado nas duas categorias de som, edição e mixagem. O Procurado renasceu das cinzas e foi indicado também, surpreendente.

Melhor Mixagem de Som

Batman - O Cavaleiro das Trevas
Wall-E
O Curioso Caso de Benjamin Button
Quem quer ser um Milionário?
O Procurado

Acertos do Leonardo: 4/5 - 80%
Acertos do Rodrigo: 4/5 - 80%


Outra categoria muito direcionada e só surpreende pela indicação de O Procurado, filme que completamente esquecemos de sua sonoplastia.

Melhor Trilha Sonora Original

Alexandre Desplat - O Curioso Caso de Benjamin Button
James Newton Howard - Um Ato de Liberdade
Danny Elfman - Milk - A Voz da Igualdade
A.R. Rahman - Quem quer ser um Milionário?
Thomas Newman - Wall-E

Acertos do Leonardo: 3/5 - 60%
Acertos do Rodrigo: 3/5 - 60%

Desplat, Elfman e Newman já estavam garantidos e foram os únicos que eu acertei. Sei que Quem quer ser um Milionário? já ganhou todos os prêmios de trilha possíveis, mas ainda assim acho que ele nem merecia ser indicado. As canções do filme são magníficas, e essas sim merecem, mas a trilha em si poderia dar o espaço para Hans Zimmer ou para o mestre John Williams que foi terrivelmente esnobado, aliás, Indiana Jones foi completamente esnobado. Uma das maiores surpresas foi a indicação de James Newton Howard (que também surpreendeu no ano passado com o Conduta de Risco).

Melhor Canção

"Down to Earth" - Wall-E
"Jai Ho" - Quem quer ser um Milionário?
"O Saya" - Quem quer ser um Milionário?

As músicas de Quem quer ser um Milionário? são realmente muito boas, mas por que essa categoria varia tanto de 3 para 5 indicados. A música do The Wrestler do filme O Lutador é simplesmente a música mais bela composta e merecia ao menos uma indicação, a indicação se tornaria ainda melhor se fosse no lugar da O Saya. Aliás, Quem quer ser um Milionário? dominou tudo e teve a canção dos créditos inicias e dos créditos finais indicadas.

Acertos do Leonardo: 2/3 - 66,66%
Acertos do Rodrigo: 2/3 - 66,66%


Porcentagem de acertos em geral:


Leonardo

"Big Eight": 31 /40 - 77,5%
Geral: 72/97 - 74,22%

Rodrigo

"Big Eight": 29 /40 - 72,5%
Geral: 70/97 - 72,16%


Postado por Rodrigo Mathias.

16 janeiro, 2009

PDC 2009 - Rodrigo Mathias

Bem, conforme publicado, chega hoje a segunda parte do Prêmio dos Cinéfilos. Esse ano foi realmente um ano com muitos filmes bons, infelizmente, grande parte da boa safra dos filmes que estrearam ano passado nos EUA (que concorrerão ao Oscar 2009) só estrearão aqui no Brasil em 2009, por isso não são elegíveis. Como o Leonardo já explicou tudo, segue os indicados e vencedores da minha parte.


CATEGORIAS ESPECIAIS
Melhor Vilão

Heath Ledger como "Coringa" - Batman: O Cavaleiro das Trevas

2º: Javier Bardem como Anton Chigurh – Onde os Fracos Não Têm Vez
3º: Vlad Ivanov como Mr. Bebe - 4 Meses, 3 Semanas e 2 Dias
4º: Johnny Depp como Sweeney Todd - Sweeney Todd
5º: Tim Roth como Abominável - O Incrível Hulk

O primeiro prêmio, vai para o indescrítivel Heath Ledger, que fez com que seu Coringa fosse completamente diferente do que foi visto anteriormente e ainda assim nos deixar assustados e interessados a cada cena que ele aparece. Grande parte do mérito vem da interpretação desse ator fabuloso, mas o que mais assusta é que parece que Heath era o Coringa, e não que estava interpretando-o.

Vencedores nos últimos PDC's: Imelda Staunton como "Dolores Umbridge" em Harry Potter e a Ordem da Fênix (2008) e Sergi López como "Vidal" em O Labirinto do Fauno (2007).

Mais Gostosa

Angelina Jolie - O Procurado

2º: Kristen Stewart - Na Natureza Selvagem
3º: Scarlett Johansson - Vicky Cristina Barcelona
4º: Marisa Tomei - Antes que o Diabo Saiba que você está Morto
5º: Charlize Theron - Hancock

Além de ter provado cada vez mais ser uma ótima atriz, Angelina Jolie possui um dos corpos mais abençoados por Deus. Cada cena em que Angelina aparece, especialmente no banho, seu corpo ressalta na tela e prova que temos a mais nova gostosa do ano.

Vencedores nos últimos PDC's: Megan Fox em Transformers (2008) e Scarlett Johansson em Match Point - Ponto Final (2007).


Melhor Cena

Conversa de Ron Franz com Christopher McCandless – Na Natureza Selvagem

2º: Perseguição subterrânea do Coringa a Harvey Dent - Batman: O Cavaleiro das Trevas
3º: Explosão do Poço de Petróleo - Sangue Negro
4º: Dança entre Wall•E e Eva no Espaço - Wall•E
5º: Conversa entre Papinou e Jean Bauby por telefone - O Escafandro e a Borboleta

A melhor cena do ano é sem dúvidas a do belíssimo filme Na Natureza Selvagem que mostra o solitário Ron Franz e o aventureiro Christopher McCandless conversando. Na verdade a cena dele conversando no carro, minutos antes de McCandless sair é uma das melhores partes dessa cena. A atuação de Emile Hirsch e Hal Holbrook são impressionantes e deixam o arco drámatico da cena ainda maior.

Vencedores nos últimos PDC's [Melhor Cena de Ação] : Fuga no carro em O Ultimato Bourne (2008) e Fuga de Carro em Filhos da Esperança (2007).

Final Mais Surpreendente

Medo da Verdade

2º: Desejo e Reparação
3º: Sweeney Todd

O final de Medo da Verdade é simplesmente fantástico. Cada quadro do filme aponta para uma direção, mas no fim do filme, vemos algo completamente diferente e inesperado. Um filmaço de Ben Affleck (que prova ser melhor atrás das camêras) contando com a participação de seu irmão (Casey Affleck, muito mais talentoso no quesito atuação) como personagem principal da história. Assim como o final de Desejo e Reparação desconstrói boa parte do filme, o fim de Medo da Verdade desconstrói o filme inteiro.

Vencedores nos últimos PDC's: No Vale das Sombras (2008) e Match Point - Ponto Final(2007).


CATEGORIAS TÉCNICAS


Melhor Fotografia


Robert Elswitt por Sangue Negro

2º: Wally Pfister - Batman: O Cavaleiro das Trevas
3º: Roger Deakins - Onde os Fracos Não Têm Vez
4º: Janusz Kaminski - O Escafandro e a Borboleta
5º: John Toll - Trovão Tropical

Cada cena, cada quadro, cada detalhe é excepcional por causa da fotografia de Sangue Negro. Robert Elswitt deu uma aula do que é fotografia em Sangue Negro, batendo as duas indicações de Roger Deakins no Oscar e levando seu primeiro PDC (segunda indicação - Boa Noite e Boa Sorte [2007]). O contrate do preto com laranja em boa parte do filme faz com que a fotografia realce aos olhos do público.

Vencedores nos últimos PDC's: Emmanuel Lubezki por Filhos da Esperança (2008) e Roger Deakins por O Assassinato de Jesse James pelo Covarde Robert Ford (2007).


Melhor Edição


"Roderick Janes" por Onde os Fracos Não Têm Vez

2º: Tatiana S. Riegel e Dylan Tichenor - Sangue Negro
3º: Juliette Welfling - O Escafandro e a Borboleta
4º: Pietro Scalia - O Gângster
5º: Lee Smith - Batman: O Cavaleiro das Trevas

Além de ótimos diretores e roteiristas, os Irmãos Coen são ótimos editores. Aliás, fabulosos. A edição de Onde os Fracos não Têm Vez é tão impressionante que chega a beirar a perfeição. A cena do estrangulamento logo no ínicio do filme é um exemplo, onde uma só cena possui diversos cortes que fazem com que a cena fique ainda melhor.

Vencedores nos últimos PDC's: Christopher Rouse por O Ultimato Bourne (2008) e Thelma Schoonmaker por Os Infiltrados (2007).

Melhor Produção Artística

Sweeney Todd

2º: Desejo e Reparação
3º: Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal
4º: Sangue Negro
5º: As Crônicas de Nárnia - Príncipe Caspian

A direção de arte de Sweeney Todd é tão impressionante, que nos faz sentir que tudo aquilo que passa na tela é uma história cuja qual fazemos parte. O italiano Dante Ferreti conseguiu fazer uma direção de arte realmente perfeita, que não peca em absolutamente nada. Fora os figurinos perfeitos, a produção artística do filme embeleza mais a sensível e violenta condução de Tim Burton.

Vencedores nos últimos PDC's: Harry Potter e a Ordem da Fênix (2008) e Memórias de uma Gueixa (2007).

Melhor Maquiagem


Trovão Tropical

2º: Batman: O Cavaleiro das Trevas
3º: Sweeney Todd
4º: Crônicas de Nárnia: O Príncipe Cáspian
5º: Desejo e Reparação

A maquiagem de Trovão Tropical é realmente impressionante. Primeiramente a maquiagem de Robert Downey Jr. está muito convicente como um negro. Além disso temos muito sangue, tripas e um Tom Cruise irreconhecível. Precisa de algo mais?

Vencedores nos últimos PDC's: Apocalypto (2008) e O Labirinto do Fauno (2007).


Melhores Efeitos Visuais


Homem de Ferro

2º: As Crônicas de Nárnia - Príncipe Caspian·
3º: Batman: O Cavaleiro das Trevas
4º: O Íncrivel Hulk
5º: Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal

Quando vi Homem de Ferro pensei que tinha sido um filme muito bom, mas com efeitos realmente aplicados só quando necessário, já que não vi uma quantidade exarcebada deles. Quando vi pela segunda vez, percebi que grande parte das coisas que eu imaginei que não eram efeitos, na realidade eram. E o melhor de um filme com efeitos especiais, é que esses passem sem desapercebidos.

Vencedores nos últimos PDC's: Transformers (2008) e Piratas do Caribe: O Baú da Morte (2007).


Melhor Sonoplastia

Batman: O Cavaleiro das Trevas

2º: Onde os Fracos Não Têm Vez
3º: Homem de Ferro
4º: Wall•E
5º: Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal

A sonoplastia de Batman é impressionante, assim como o filme. O som do vento batendo no Batman quando ele voa, os sons de tiros e de diversas partes do filme são perfeitas.

Vencedores nos últimos PDC's: Transformers (2008) .


Melhor Canção

"Guaranteed" - Na Natureza Selvagem

2º: "Falling Slowly" - Apenas uma Vez
3º: "Down to Earth" - Wall•E
4º: “Anyone Else But You” - Juno
5º: "The Call" - As Crônicas de Nárnia - Príncipe Caspian

As músicas de Na Natureza Selvagens, compostas por Eddie Vedder são simplesmente lindas. Completam o filme de forma magistral. Diria que a força do filme consiste basicamente em Sean Penn, o elenco e com certeza as canções, que se resumem na vencedora.

Vencedores nos últimos PDC's: "You Can't Stop the Beat" - Hairspray (2008) e "‘Till The End of time"- Pequena Miss Sunshine (2007).


Melhor Trilha Sonora

Dario Marianelli por Desejo e Reparação

2º: Thomas Newman - Wall•E
3º: John Williams - Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal
4º: Jonny Greenwood - Sangue Negro
5º: James Newton Howard e Hans Zimmer - Batman: O Cavaleiro das Trevas

A trilha sonora de Desejo e Reparação é tão linda, que chega a ser a melhor trilha da última década e quem sabe de até mais tempo. Por isso, transcreverei o que Leonardo achou sobre a trilha: "Quando se assiste Desejo e Reparação, a trilha é tão perfeitamente encaixada, que parece fazer parte da história em si e não ser uma série de músicas compostas e introduzidas posteriormente."

Vencedores nos últimos PDC's: Phillip Glass por Notas Sobre um Escândalo (2008) e Hans Zimmer por O Código Da Vinci (2007).



CATEGORIAS PRINCIPAIS


Melhor Filme de Animação

Wall•E
2º: Persépolis
3º Kung-Fu Panda

Alguém discorda? O filme é simplesmente a melhor animação já feita para o cinema.

Vencedores nos últimos PDC's: Ratatouille (2008) e A Noiva Cadáver (2007).


Melhor Ator

Daniel Day Lewis - Sangue Negro

2º: Johnny Depp - Sweeney Todd
3º: James McAvoy - Desejo e Reparação
4º: Colin Farrel - Na Mira do Chefe
5º: Emile Hirsch - Na Natureza Selvagem

Daniel Day Lewis é simplesmente um ator fantástico. Quando aceita um projeto dirigido por Paul Thomas Anderson, imaginamos que seria uma atuação boa. Mas não foi assim. A atuação do ganancioso Daniel Plainview foi feita com maestria e a atuação de Daniel Day Lewis pode ser considerada como a melhor da década.

Vencedores nos últimos PDC's: Wagner Moura - Tropa de Elite (2008) e Philip Seymour Hoffman - Capote (2007).

Melhor Atriz

Ellen Page - Juno

2º: Julie Christie - Longe Dela
3º: Julianne Moore - Ensaio sobre a Cegueira
4º: Helena Bonham Carter - Sweeney Todd
5º: Anamaria Marinca - 4 Meses, 3 Semanas e 2 Dias

Elle Page é a sensação da atualidade. Quem não se apaixonou por ela (aliás, por Juno) em sua melhor atuação até agora (e promete que teremos muitas outras).

Vencedores nos últimos PDC's: Helen Mirren - A Rainha (2008) e Meryl Streep - O Diabo Veste Prada (2007).


Melhor Ator Coadjuvante

Heath Ledger - Batman: O Cavaleiro das Trevas

2º: Javier Bardem - Onde os Fracos Não Têm Vez
3º: Hal Holbrook - Na Natureza Selvagem
4º: Robert Downey Jr. - Trovão Tropical
5º: Brad Pitt - Queime depois de Ler

Sim, a infeliz morte de Heath Ledger fez com que todos focassem na atuação dele no filme Batman. Mas o mais impressionante foi que a atuação realmente foi soberba, e isso não se deve ao falecimento de seu ator. Ledger consegue incorporar tão bem o vilão que assistindo ao filme, queremos ver as cenas em que ele está. Um PDC póstumo, assim como um Oscar será póstumo.

Vencedores nos últimos PDC's: Casey Affleck - O Assassinato de Jesse James pelo Covarde Robert Ford (2008) e Jack Nicholson - Os Infiltrados (2007).


Melhor Atriz Coadjuvante

Amy Ryan - Medo da Verdade

2º: Penelope Cruz - Vicky Cristina Barcelona
3º: Saiorse Ronan - Desejo e Reparação
4º: Kelly MacDonald - Onde os Fracos Não Têm Vez
5º: Marcia Gay Harden - O Nevoeiro

A atuação dessa mulher, Amy Ryan é soberba em todos pontos. Atuando como uma mãe drogada e louca que em determinado momento de sua vida, sua filha some. A atuação dela é tão completa que realmente é estranho não ter vencido o Oscar.

Vencedores nos últimos PDC's: Rinko Kikuchi - Babel (2008) e Abigail Breslin - Pequena Miss Sunshine (2007).



Melhor Elenco

Queime Depois de Ler

2º: Desejo e Reparação
3º: Onde Os Fracos Não Têm Vez
4º: Batman: O Cavaleiro das Trevas
5º: Sangue Negro

George Clooney, Brad Pitt, Frances McDormand, Richard Jenkins, J.K. Simmons, John Malkovich, Tilda Swinton, David Rasche, Jeffrey DeMunn, Dermot Mulroney fizeram um trabalho excepcional nesse comédia de humor negro dos Irmãos Coen. Sem palavras para esse elenco, todos já premiados anteriormente e nos entregam novas atuaçõs impressionantes.

Vencedores nos últimos PDC's: Babel (2008) e Pequena Miss Sunshine (2007).


Melhor Roteiro Original

Diablo Cody - Juno

2º: Andrew Stanton - Wall•E
3º: Ethan & Joel Coen - Queime Depois de Ler
4º: Kelly Masterson - Antes Que o Diabo Saiba Que Você Está Morto
5º: Martin McDonagh - Na Mira do Chefe

O que um filme sobre uma garota que fica grávida na adolescência poderia acrescentar? Esses dias estava conversando com uma amiga sobre o filme e ela me disse "Não me atraio pelo filme pois se quiser ver garotas grávidas é só passar perto da favela". Concordo em parte com ela, mas o mérito desse filme é a forma que ele foi conduzido. As piadas durante, e principalmente Ellen Page. Tudo isso mostra que ainda existe um cinema alternativo e que nos completa de animo ao sair da sala de cinema.

Vencedores nos últimos PDC's: Tony Gilroy - Conduta de Risco (2008) e Michael Arndt - Pequena Miss Sunshine (2007).


Melhor Roteiro Adaptado

Paul Thomas Anderson - Sangue Negro

2º: Joel Coen & Ethan Coen - Onde Os Fracos Não Têm Vez
3º: Ronald Harwood - O Escafandro e a Borboleta
4º: Christopher Hampton - Desejo e Reparação
5º: Aaron Stockard e Ben Affleck - Medo da Verdade

Sangue Negro, além de um filme primoroso, é um filme longo (praticamente 3 horas), mas isso não se percebe quando o roteiro foi escrito por mãos inteligentes. Foi exatamente esse o caso, e não foi nem preciso de quatro mãos pois Paul Thomas Anderson deu conta sozinho.

Vencedores nos últimos PDC's: Andrew Dominik - O Assassinato de Jesse James pelo Covarde Robert Ford (2008) e David Arata - Filhos da Esperança (2007).


Melhor Direção

Paul Thomas Anderson - Sangue Negro

2º: Julian Schnabel - O Escafandro e a Borboleta
3º: Joel Coen & Ethan Coen - Onde Os Fracos Não Têm Vez
4º: Sean Penn - Na Natureza Selvagem
5º: Andrew Stanton - Wall•E

Um filme nos portes de Sangue Negro não daria certo nas mãos de qualquer um. Paul Thomas Anderson trabalhou no projeto com tanta paixão, que fez uma das melhores direções que já pude ver. As conotações e inspirações óbvias de Stanley Kubrick só deixaram o filme melhor. Infelizmente, o público "normal" do filme não gostou, mas ainda assim temos a esperança que se depender de nós cinéfilos, Paul Thomas Anderson sempre contará com nosso ingresso do cinema.

Vencedores nos últimos PDC's: Andrew Dominik - O Assassinato de Jesse James pelo Covarde Robert Ford (2008) e Martin Scorsese - Os Infiltrados (2007).


Melhor Filme

E o PDC de Melhor filme vai para...

Sangue Negro

2º: Onde Os Fracos Não Têm Vez
3º: O Escafandro e a Borboleta
4º: Wall•E
5º: Batman: O Cavaleiro das Trevas


O filme Sangue Negro chega a ser tão espetacular, que ao final não sabemos qual reação devemos tomar. Se damos risada pelo seu final ou se ficamos chocados. O filme cutuca na ferida dos Estados Unidos com tanta força que chegamos a sentir o que Paul Thomas Anderson nos quis passar. Um filme que não será esquecido tão facilmente.

Vencedores nos últimos PDC's: O Assassinato de Jesse James pelo Covarde Robert Ford (2008) e Filhos da Esperança (2007).

Esse foi mais um PDC, daqui a uma semana atualizaremos a barrinha ao lado para os novos vencedores. E à partir de hoje, ansiosamente esperaramos por mais filmes bons.


Postado por Rodrigo Mathias.

Marcadores: , , , , , , , , ,

10 janeiro, 2009

PDC 2009 - Leonardo Pereira

2008 passou e com ele ficou para trás um ano recheado de bons filmes. Mais uma vez a equipe integrante desse blog tem o prazer de divulgar os vencedores do Prêmio Diário dos Cinéfilos. Como acontece todo ano, o prêmio é divulgado em duas etapas: primeiro os vencedores de quem vos escreve e após exata uma semana, os vencedores do Rodrigo. Temos a satisfação de divulgar os vencedores de 22 categorias divididos em três seções: Categorias Especiais, Categorias Técnicas e Categorias Principais. Lembrando que o Prêmio leva em consideração os filmes que foram lançados no Brasil no período de 01 de Janeiro até 31 de Dezembro de 2008. Agora sem mais delongas, vamos os vencedores. Começando da melhor maneira possível.

CATEGORIAS ESPECIAIS

Mais Gostosa

Selma Blair - Hellboy II: O Exército Dourado

2º Scarlett Johansson - Vicky Cristina Barcelona

3º Angelina Jolie - O Procurado

4º Natalie Martinez - Corrida Mortal

5º Charlize Theron - Hancock

Sempre achei a Selma Blair uma das atriz mais lindas de Hollywood, e me perguntava quando ela teria a oportunidade de dar o ar de sua graça nesse prêmio. Quando assisti Hellboy II no cinema, tinha certeza não só que ela seria indicada, mas também a vencedora. Com seu poder do fogo, ela deixou o filme ainda mais quente. Me permitam o trocadilho.

Melhor Vilão

Javier Bardem como Anton Chigurh - Onde Os Fracos Não Têm Vez

2º Heath Ledger como Coringa - O Cavaleiro das Trevas

3º Jeff Bridges como O Monge de Ferro - Homem de Ferro

4º Aaron Eckhart como Duas-Caras - O Cavaleiro das Trevas

5º Joan Allen como Hennessey - Corrida Mortal

O PDC mais que merecido para Javier Bardem, veio pela incorporação e construção detalhada do seu personagem. Um homem frio que decide o destino das suas vítimas em um cara ou coroa. Ninguém vai esquecer do seu horripilante "Call it".

Melhor Cena

Explosão do Poço de Petróleo - Sangue Negro

2º Eva tentando concertar Wall-E - Wall-E

3º Perseguição subterrânea do Coringa a Harvey Dent - O Cavaleiro das Trevas

4º Briony presenciando a prisão de Robbie - Desejo e Reparação

5º Laura e a contagem com os fantasmas - O Orfanato

Essa cena de Sangue Negro chega a ser poética. Todo um trabalho especial foi feito em cima dela. Edição, Sonoplastia, Fotografia, Música, todos esses aspectos juntos, constroem a cena mais hipnotizante do cinema em 2008.

Final Mais Surpeendente

Desejo e Reparação

2º Sete Vidas

3º Antes Que o Diabo Saiba Que Você Está Morto

Creio que a maioria dos leitores desse blog já deve ter visto esse filme, mas não estragarei a surpresa do que não viram. A única coisa que poderei falar é que o final revelador deixa todo mundo paralisado, pois desconstrói boa parte do filme.

CATEGORIAS TÉCNICAS

Melhor Fotografia

Roger Deakins - Onde os Fracos Não Têm Vez

2º Robert Elswit - Sangue Negro

3º Wally Pfister - O Cavaleiro das Trevas

4º César Charlone - Ensaio Sobre a Cegueira

5º Dariusz Wolski - Sweeney Todd: O Barbeiro Demoníaco da Rua Fleet

Roger Deakins é sem dúvida um dos homens mais competentes do cinema quando se trata de Fotografia. Cada detalhe de iluminação é devidamente trabalhado por ele. Em todos os seus filmes podemos pausar em algumas cenas e ter a idéia de estar vendo um cartão postal.

Melhor Edição

Lee Smith - O Cavaleiro das Trevas

2º Ethan & Joel Coen - Onde os Fracos Não Têm Vez

3º Jay Cassidy - Na Natureza Selvagem

4º Tom Swartwout - Antes Que o Diabo Saiba Que Você Está Morto

5º Hughes Winborne - Sete Vidas

O Cavaleiro das Trevas é um filme frenético, acelerado, e com isso precisa-se de um Editor com talento e é justamente isso que o Lee Smith é. O trabalho de qualidade dele deixou o filme bem mais eletrizante. Os cortes, passagens, enfim, toda a construção das cenas elevou o filme a um outro patamar.

Melhores Efeitos Visuais

Hellboy II: O Exército Dourado

2º Homem de Ferro

3º A Múmia: Tumba do Imperador Dragão

4º As Crônicas de Nárnia - Príncipe Caspian

5º Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal

A qualidade técnica de Hellboy é algo impressionante. Em várias cenas realmente fica uma imensa dúvida entre que é real e o que é computação gráfica. Todos os detalhes desde a elaboração até a renderização são muito bem calculados.


Melhor Sonoplastia

Onde os Fracos Não Têm Vez

2º O Cavaleiro das Trevas

3º O Incrível Hulk

4º Homem de Ferro

5º Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal

Cada porta que se abre, cada tiro disparado é uma tremida na sua poltrona do cinema. A falta de trilha sonora no filme permitiu uma melhor percepção de toda a qualidade da mixagem e da edição de som. Poucas vezes no cinema fiquei tão fascinado com o som de vidro quebrando.


Melhor Maquiagem

Hellboy II: O Exército Dourado

2º O Cavaleiro das Trevas

3º As Crônicas de Nárnia - Príncipe Caspian

4º Sweeney Todd - O Barbeiro Demoníaco da Rua Fleet

5º Trovão Tropical

Mais um exemplo da qualidade técnica de Hellboy. Na verdade, tudo que tem a mão do Guillermo del Toro tende a ser um deslumbre visual. Todas as criaturas que surgem na tela são simplesmente perfeitas.

Melhor Produção Artística


Sweeney Todd - O Barbeiro Demoníaco da Rua Fleet

2º Desejo e Reparação

3º As Crônicas de Nárnia - Príncipe Caspian

4º Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal

5º O Cavaleiro das Trevas

Sweeney Todd tem um ambiente incrivelmente bem criado e que favorece exatamente todo o enredo do filme. Os aspectos do filme, sejam reais ou ilusórios dos personagens, são empolgantes.

Melhor Canção

"Down to Earth" - Wall-E

2º "Guaranteed" - Na Natureza Selvagem

3º "Another Way to Die" - 007 - Quantum of Solace

4º "The Call" - As Crônicas de Nárnia - Príncipe Caspian

5º "The Travelling Song" - Madagascar 2

Apesar de seguir a estranha tendência de tocar nos créditos finais, quando todo mundo já tá deixando a sala, "Down to Earth" tem um sentimento perfeito do que o filme quer transmitir. Me peguei ficando na sala até o fim da música.

Melhor Trilha Sonora

Dario Marianelli - Desejo e Reparação

2º Thomas Newman - Wall-E

3º James Newton Howard - Fim dos Tempos

4º John Williams - Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal

5º Alberto Iglesias - O Caçador de Pipas

Sem dúvida uma das trilhas mais inovadoras e bem compostas dos últimos anos. Quase se assiste Desejo e Reparação, a trilha é tão perfeitamente encaixada, que parece fazer parte da história em si e não ser uma série de músicas compostas e introduzidas posteriormente.

CATEGORIAS PRINCIPAIS

Melhor Filme de Animação

Wall-E

2º Kung Fu Panda

3º Madagascar 2

Mais um demonstração de que quando o assunto é animação, a Pixar é imbatível. Uma história cativante, inteligente e apesar de tudo, verdadeira.

Melhor Ator Coajuvante

Heath Ledger - O Cavaleiro das Trevas

2º Javier Bardem - Onde os Fracos Não Têm Vez

3º Robert Downey Jr. - Trovão Tropical

4º Benicio Del Toro - Coisas Que Perdemos Pelo Caminho

5º Tom Cruise - Trovão Tropical

Esse era um prêmio praticamente inevitável. Não devido a morte do Heath Ledger, mas porquê o mesmo conseguiu reproduzir um dos personagens mais complexos do cinema, de forma única. O sadismo por trás de todas as palavras, as atitudes e pensamentos doentios só poderiam ter sido representados por um ator de qualidade. Não era fácil igualar-se ao Jack Nicholson na primeira interpretação do Coringa. Mas Heath Ledger conseguiu mais, foi melhor!!

Melhor Atriz Coadjuvante

Marcia Gay Harden - O Nevoeiro

2º Rosario Dawson - Sete Vidas

3º Penelope Cruz - Vicky Cristina Barcelona

4º Vanessa Redgrave - Desejo e Reparação

5º Alice Braga - Ensaio Sobre a Cegueira

Uma fanática religiosa presa em um supermercado devido a uma névoa. Junto dela, pessoas descrentes que segundo a mesma, precisam ser convertidas. Marcia Gay Harden já provou várias vezes que é uma das atrizes mais competentes de Hollywood, inclusive dando o melhor de si em um filme pequeno e que não foi tão bem recebido pela crítica.

Melhor Ator

Daniel Day Lewis - Sangue Negro

2º Will Smith - Sete Vidas

3º Philip Seymour Hoffman - Antes Que o Diabo Saiba Que Você Está Morto

4º Johnny Depp - Sweeney Todd - O Barbeiro Demoníaco da Rua Fleet

5º Mark Rufallo - Ensaio Sobre a Cegueira

Não há muito o que se falar aqui, mas sim o que se admirar. Daniel Day Lewis conseguiu a melhor atuação do ano e de certa forma percebe-se que não foi um desafio tão grande pra ele, pela naturalidade da incorporação.

Melhor Atriz

Naomi Watts - Violência Gratuita

2º Julie Christie - Longe Dela

3º Halle Berry - Coisas Que Perdemos Pelo Caminho

4º Helena Bonham Carter - Sweeney Todd - O Barbeiro Demoníaco da Rua Fleet

5º Frances McDormand - Queime Depois de Ler

Naomi Watts não só atuou como também produziu o filme. Creio que muitos não tiveram a oportunidade de ver a película, mas ela deu todo seu coração nesse projeto. A maneira como a personagem vai evoluindo foi um mérito da atriz. Uma cena de dez minutos, sem cortes, com a personagem em uma situação aterrorizante, exigiu muito dela.

Melhor Elenco

Queime Depois de Ler

2º Desejo e Reparação

3º Onde Os Fracos Não Têm Vez

4º Ensaio Sobre a Cegueira

5º Vicky Cristina Barcelona

A sintonia nesse elenco é algo perceptível desde a primeira cena. A forma como interagem e se relacionam em cena é impressionante. George Clooney, Frances McDormand, Brad Pitt, John Malkovich, Tilda Swinton, Richard Jenkins e outros, integram esse brilhante elenco.

Melhor Roteiro Original

Andrew Stanton - Wall-E

2º Ethan & Joel Coen - Queime Depois de Ler

3º Kelly Masterson - Antes Que o Diabo Saiba Que Você Está Morto

4º Grant Nieporte - Sete Vidas

5º Woody Allen - Vicky Cristina Barcelona

A história do envolvimento e da paixão entre dois robôs de gerações diferentes poderia ficar bem piegas e forçada, mas não nas mãos do Andrew Stanton.

Melhor Roteiro Adaptado

Paul Thomas Anderson - Sangue Negro

2º Sean Penn - Na Natureza Selvagem

3º Jonathan Nolan - O Cavaleiro das Trevas

4º Christopher Hampton - Desejo e Reparação

5º William Monahan - Ensaio Sobre a Cegueira

Paul Thomas Anderson dirigiu e escreveu Sangue Negro. Apesar de não ter lido o livro, a qualidade da adaptação é bem notável. A história é envolvente e o interesse pela trama só aumenta com o seu decorrer. Sendo finalizado de forma apoteótica.

Melhor Diretor

Christopher Nolan - O Cavaleiro das Trevas

2º Paul Thomas Anderson - Sangue Negro

3º Michael Haneke - Violência Gratuita

4º Sidney Lumet - Antes Que o Diabo Saiba Que Você Está Morto

5º Jaume Balagueró e Paco Plaza - [REC]

Christopher Nolan tinha um grande desafio nas mãos. Superar a boa direção em Batman Begins, e ele conseguiu isso muito bem, transformando O Cavaleiro das Trevas na melhor adaptação de uma HQ, já feita no cinema. O ritmo do filme, que pode parecer por várias vezes, confuso, foi guiado com maestria por ele. Um filme maduro, ousado e muito bem liderado.

Melhor Filme

E o PDC vai para...

Wall-E

2º O Cavaleiro das Trevas

3º Desejo e Reparação

4º Sangue Negro

5º Antes Que o Diabo Saiba Que Você Está Morto

Bem, depois dos prêmios de melhor animação e melhor roteiro original percebi que Wall-E tinha sido o melhor filme do ano, pra mim. Como eu tinha falado para o Rodrigo, não adianta a gente ficar analisando vários aspectos para tentar premiar um filme. O critério principal é que ele seja arrebatador. E foi assim que me senti com Wall-E. Revisando alguns comentários, o roteiro poderia ser bem piegas e beirar o ridículo, afinal, trata do amor entre dois robôs. Mas esse amor é tratado de forma tão singela que se torna cativante. Um relação sem preconceitos, como não vemos com os seres humanos; Eva é um robô de última geração e Wall-E um modelo ultrapassado. O filme é tão sensacional, que nos conquistou apenas com os robôs falando seus próprios nomes.

E assim terminamos a primeira etapa do Prêmio Diário dos Cinéfilos. Dia 17/01 é o dia do meu parceiro, Rodrigo, divulgar os seus vencedores. Então espero contar com a presença de todos aqui e durante todo o ano com várias outras matérias, notícias e críticas da nossa arte mais adorada: o Cinema.

Um grande abraço a todos e um excelente 2009. Repleto de bons filmes! \o