22 março, 2008

In Memorian

Anthony Minghella (06/01/1954 - 18/03/2008)

Morreu o diretor inglês Anthony Minghella no dia 18 de Março desse ano, aos 54 anos. Minghella foi internado na semana passada em um hospital londrino para remover um tumor do pescoço, mas, embora a cirurgia tenha sido bem-sucedida, uma hemorragia na manhã de 18 de Março acabou provocando a morte do cineasta. Responsável pela direção de filmes grandiosos como O Paciente Inglês (que inclusive lhe rendeu o Oscar de Melhor Filme) Cold Mountain, O Talentoso Ripley e Invasão de Domicílio.


Não sou muito fã do trabalho desse diretor, mas seria injusto dizer que ele não era um bom diretor. Pela grandiosidade de "O Paciente Inglês"(1996) , o filme fez a proeza de ganhar 9 Oscars (foi indicado a 12) e é um exemplo do genêro romântico épico, apesar de não achar lá essas coisas. Logo depois ,em 1999, veio "O Talentoso Ripley" (indicado a 5 Oscars) que foi muitissímo aclamado pelo motivo de tratar de um tema tão complicado com tanta desenvoltura, mesmo não tendo visto ainda, acredito que seja um filmaço. Em 2003 foi a vez de Minghella voltar às raizes e filmar outro romance épico, Cold Mountain vencedor de 1 Oscar e indicado a outros 6. Não muito bem recebido pelos críticos e nem por mim, foi um dos filmes que impulsionou ainda mais a carreira de Renée Zellweger. O último filme do diretor, dirigido em 2006, foi o que mais achei interessante. Péssimamente recebido pela crítica, o "Invasão de Domícilio" foi o que mais me atraiu. Foi um filme simples, com uma história bem comum, que soube ser aproveitada. Minghella soube demonstrar uma sensibilidade imensa e pegou no ponto. Depois dessa notícia vinda em péssima hora, percebemos que perdemos não somente um diretor, mas um homem apaixonado pela sétima arte, que perpetuará através de seus filmes que não serão esquecidos.


Will Francis: I love you.
Liv: Is that an answer?
Will Francis: It's the truth. I feel as if I'm tapping on a window. You're somewhere behind the glass but you can't hear me. Even when you're angry, like now, it's like someone a long long way away is angry with me.

Falas do filme "Invasão de Domícilio".


Imagens:





_______________________________________________



Arthur C. Clarke (16/12/1917 - 18/03/2008)


Morreu também no dia 18 de Março, o lendário Arthur C. Clarke, aos 90 anos por insuficiência respiratória em decorrência da síndrome pós-pólio, que afeta pessoas que já adquiriram poliomielite. Foi a maior perda para a ficção científica e para o cinema também. Digo, inclusive que essa morte chega a ser tão triste quanto a do lendário Stanley Kubrick. Arthur C. Clarke era (e sempre será) um grande escritor de ficção cientifica, tanto que publicou mais de 50 livros. O livro mais conhecido desse lendário escritor é 2001: Uma Odisséia no Espaço, que inclusive já foi adaptado para o cinema, sendo considerado por mim o melhor filme de ficção científica já feito. Ele ainda escreveu 2010: Odyssey Two (também já adaptado para o cinema), 2061: Odyssey Three e 3001: The Final Odyssey

A criatividade e o mundo imaginado por Clarke em 1950 não chega nem perto das descobertas feitas até agora, e infelizmente não teremos mais um gênio que nem esse.

Imagens:


Postado por Rodrigo Mathias

16 março, 2008

Último filme da série Harry Potter dividido em dois!

Foi confirmado que o Harry Potter e as Relíquias de Morte, o último livro da série, será dividido em dois filmes para as telonas. A decisão foi tomada com o pretexto que o filme é muito longo e as idéias do livro ficariam melhores se fossem dividadas em dois. Em minha opinião, a decisão foi muitissimo bem tomada, tanto pelo motivo que lendo os sete livros e vendo os cinco até agora, é bem perceptível que as partes que não foram adaptadas para o cinema farão falta e deixarão o público que não leu confuso. Lógico, que poderiam fazer com um filme só, mas em relação aos lucros e a essa série tão lucrativa, os produtores não finalizariam tão rapidamente. Os longas serão intitulados, em inglês, simplesmente de Harry Potter and the Deathly Hallows: Part I e Harry Potter and the Deathly Hallows: Part II. O primeiro sai, como previsto, em novembro de 2010, e o segundo em maio de 2011.

A direção do filme ficou com David Yates (o mesmo diretor de "A Ordem da Fênix" e "O Enigma do Príncipe), ao contrário do que eu torcia que seria uma direção de Guilhermo Del Toro.

Agora, comentem o que acham? Dois filmes darão certo? Comparando com "O Poderoso Chefão" que é um livro só e foi dividido em três ou até mesmo comparando com o futuro filme "O Hobbit" que também será dividido, quais são as suas expectativas?