01 janeiro, 2007

Grandes estréias de 2007!

Bem, agora na hora que acabo de começar a escrever esse post já são exatamente 1:58 do dia 1º de Janeiro de 2007. Passei uma virada de ano muitíssimo agradável com meus pais e avós e resolvi fazer o primeiro post do ano escolhendo alguns filmes que estreiam em janeiro e que possam ser imperdíveis. Aqui estão eles:

1 - Babel (19/01/2007)


Novo filme do mexicano Alejandro Alejandro González Iñarritu que conta quatro histórias entrelaçadas mas todas mostram a dificuldade de comunicação entre pessoas de países diferentes. Olhe a história bíblica:
"A Torre de Babel é mencionada no livro bíblico do Gêneses como uma torre enorme construída pelos descendentes de Nóe, com a finalidade de tocar os céus. Deus, irado com a ousadia humana, teria feito com que todos os trabalhadores da obra começassem a falar em idiomas diferentes, de modo a que não se pudessem entender, e assim, acabaram por abandonar a sua construção. Foi neste episódio que, segundo a Bíblia, explica a origem dos idiomas na humanidade."

A história fica bem clara no final do trailer que nos mostra a mensagem " If you want to be understood... Listen" que significaria "Se você quer ser entendido...Ouça".

Espero muito desse filme, pois além de concorrer nas categorias principais tem um elenco de peso como: Brad Pitt (indicado ao Globo de ouro) ,Gael García Bernal, Cate Blanchett, Adriana Barraza e Rinko Kikuchi (ambas indicadas ao Globo de Ouro).

RT: 70% (Ótimo)

2 - Mais Estranho que a Ficção (12/01/2007)



Um filme com uma história meio estranha, mas parece ser muito inteligente! Harold Crick (Will Ferell) começa a ouvir uma voz feminina descrevendo perfeitamente o que ele sente, pensa e faz. Estranhamente Kay Eiffel (Emma Thompson), uma grande escritora, tem a "inspiração" e começa a escrever seu novo livro. O único problema é que o que ela está escrevendo é o que acontece com Harold, a voz feminina que ele ouve é dela. E agora ele tem que impedir que algo muito ruim aconteça.

Outro filme com um elenco ótimo: Will Ferell, Maggie Gyllenhall, Dustin Hoffman e Emma Thompson.
Dirigido pelo ótimo Marc Foster (Em Busca da Terra do Nunca).

RT: 75% (Ótimo)

3 - Apocalypto (26/01/2007)



Novo épico de Mel Gibson (Coração Valente) depois de ter dirigido A Paixão de Cristo ele volta com o tema do declínio do Império Maia, na época que oferendas de sacrificios humanos eram necessários para agradar ao Deus Sol deles. Só que um jovem que foi capturado para ser sacrificado ,Jaguar Paw, consegue fugir e terá uma jornada para voltar para sua amada que está gravida.

Sim, dizem que esse filme mostra cabeças voando, coração saindo do peito das pessoas e tripas a mostra sem dó nem piedade. Isso não é novidade após assistir o ultimo filme de Mel, que mostra Jesus sofrendo e apanhando com muita realidade (contando com a ótima maquiagem). Sim, espero muito desse filme e acho que não me desapontarei.

Elenco desconhecido, talvez sem nenhum conceito de atuação, mas com uma das melhores equipes de hoje em dia, desde a fotografia até a trilha sonora composta por James Horner.

RT: 65% (Bom)

4 - Diamante de Sangue (05/01/2007)

Novo filme do ótimo Edward Zwick (O Último Samurai) que nos mostra a história de um contrabandista de diamantes que encontra um fazendeiro que conseguiu achar um diamante raríssimo, mas optou por esconde-lo, e que por isso tem seu filho raptado pelo exercito e a troca é o diamante. O filme é retratado na África, em Serra Leoa e tem um elenco fabuloso contando com Djimon Hounsou, Jennifer Connely e Leonardo Di Caprio.

RT: 61% (Bom)

5 - Uma Noite no Museu ( 12/01/2007)

Um filme que parece ser mais um blockbuster de comecinho de ano, não espero ver nenhuma obra de arte, mas espero uma ótima opção pra distrair e para entreter. A história é muito interessante, mas pode ser que contenha um ou outro clichê. O filme começa com Larry começando a trabalhar num museu meio estranho, pois tudo à noite se transforma em vida, desde os incriveis dinossauros até os antigos presidentes. Uma grande opção de entretenimento de fim de semana.

RT: 46% (Ruim)

6 - Perfume: A História de um Assassino (26/01/2007)

Esse filme realmente não parece ser nada demais, mas realmente me atrai por ser um filme de serial killer, um tema que acho que normalmente fica bem expresso nas telas quando possui um diretor bom. Nesse filme o diretor não é famoso mas pode ser que acabe sendo um ótimo filme.
Jean-Baptiste Grenouille é um francês que nasceu sem cheiro próprio, mas com o olfato apuradíssimo. Tendo aprendido a manipular perfumes quando jovem, ele passa a capturar vários odores, em busca do que ele venha a considerar o perfeito. Até que ele fica obcecado com um: o perfume de uma bela e jovem virgem.

RT: 63% (Bom)


7 - Deja Vu (19/01/2007)

Outro filme que não passa de um entretenimento, num sei, mas acredito que ele não deve ser muito bom, mas o tema é interessante. Essas sensações que nós podemos ter de ter feito algo e instantaneamente acharmos que já fizemos antes, ou vermos uma pessoa e pensar que conhece ela, mas não sabe da onde. Ou até mesmo ver cenas que você já viu antes são Deja Vus. E o filme mostra a história de um policial que tem essa "capacidade" e se apaixona por uma mulher à medida que o assassinato dela chega.

RT: 58% (Ruim)

8 - A Menina e o Porquinho (05/01/2007)

Não espero quase nada desse filme, parece ser inteiramente focado para o público jovem e ser super copiado do filme Babe. Realmente não me atrai, mas talvez consiga uma ótima bilheteria.
A história é sobre um porquinho que com medo de ser morto para virar comida, monta um plano com uma aranha de no fim acabar tudo bem.

RT: 79% (Ótimo)


Finalmente, acabo de escrever esse post e com muita satisfação começo 2007 com muitas expectativas e espero que tudo acabe bem, pois é agora que começam a chegar os filmes mais importantes aqui no Brasil. E que a corrida do Oscar fique mais acirrada que nunca! Ahhh, inclui as notas de um site que reune opiniões de críticos de todo o mundo, o Rotten Tomatoes (RT), só para vocês terem uma base como o filme repercutiu lá fora.

E acabei o ano com não muitos filmes vistos, pois fui muito seleto e porque comecei a estudar numa escola mais puxada. O total de filmes, começando por "Melhor é Impossível" no dia 1º de Janeiro de 2006 e finalizando com "Pequena Miss Sunshine" no dia 31 de Dezembro de 2006 assisti 185 filme entre inéditos e alguns que revi. Espero chegar aos 200 nesse ano. E para vocês, leitores espero que esse ano seja repleto de filmes inteligentes e bons e até mais!

Escrito por Rodrigo Mathias